Oportunidade
CultSP Pro abre inscrições para 12 cursos gratuitos na região de Sorocaba
Ao todo, são 270 vagas disponíveis
O CultSP Pro - Escolas de Profissionais da Cultura abriu inscrições para 12 cursos gratuitos para a região de Sorocaba, com 270 vagas disponíveis. Destes, dois são presenciais, nas cidades de Itu e Botucatu. As demais capacitações são onlines. Os interessados devem se inscrever até o dia 14 de setembro, pelo site do programa.
Em Itu, o curso vai ensinar valores e conhecimentos da Arte e do Patrimônio, construindo um repertório visual da História da Arte a partir do olhar sobre o espaço urbano ituano como Cidade-Museu. Além dos conteúdos específicos sobre o Patrimônio Cultural local com material didático próprio da cidade, a capacitação abordará técnicas de restauro, órgãos de preservação, mediação cultural, arte-educação em museus e patrimônios, bem como seus usos como atrativos turísticos e elementos de qualidade de vida da população. Ao todo, são 20 vagas.
Já em Botucatu, serão abordados os fundamentos e as práticas essenciais da mixagem de bandas ao vivo, com foco na atuação técnica durante apresentações. Desta forma, os alunos estudarão os elementos que compõem um sistema de sonorização ao vivo — microfonação de instrumentos e vozes, sistemas de monitor e PA, roteamento de sinal, dinâmica de palco e relação com músicos.
Com ênfase na escuta crítica e no controle de áudio em tempo real, a capacitação também ensina a configuração e operação de consoles de som (analógicas e digitais), organização de passagem de som, além de gerenciar o equilíbrio entre palco e plateia e solucionar problemas técnicos. Para esse, estão disponíveis 30 vagas.
Nesta edição, o CultSP Pro oferece, em todo o Estado, 1.727 vagas gratuitas em 83 cursos, nas modalidades presencial e híbrida, voltados a diferentes setores da cadeia produtiva da cultura. As formações acontecerão na capital, na Grande São Paulo e nas regiões de Araraquara (Central), Barretos, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos e Sorocaba, contemplando 29 municípios, além das opções online.
A iniciativa integra a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.