Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mostra

Museu Republicano inaugura exposição inédita sobre o Ibao

A exposição marca o centenário do Instituto

26 de Agosto de 2025 às 12:47
Da Redação [email protected]
Exposição
Exposição "Aprender com ferramentas: histórias pelas materialidades do Instituto Borges de Artes e Ofícios" abre neste sábado (30) (Crédito: Divulgação)

O Museu Republicano de Itu inaugura, neste sábado (30), a exposição "Aprender com ferramentas: histórias pelas materialidades do Instituto Borges de Artes e Ofícios". Com curadoria de Rogério
Ricciluca Matiello Félix e Francisco de Carvalho Dias de Andrade, a mostra reúne parte dos quase 200 itens doados pelo Instituto Borges de Artes e Ofícios (Ibao) ao Museu Paulista em 1991. 

A exposição marca o centenário do Instituto e convida o público a refletir sobre como as ferramentas, tão presentes no nosso dia a dia, podem se tornar documentos para compreendermos diversos contextos históricos. Desta forma, aexposição está organizada em três eixos: o Ibao como espaço de aprendizado em oficinas; as ferramentas como fontes para pesquisadores compreenderem diferentes contextos; e a possibilidade de interagir com algumas peças, descobrindo suas múltiplas funções.

Painéis com imagens históricas do Instituto, ferramentas e acessórios, além da interação com objetos táteis, permitem ao público uma experiência imersiva.

Como parte da programação de abertura, haverá mesa de conversa no auditório do Ibao, das 9h30 às 12h, mediada por Francisco de Carvalho Dias de Andrade, com participação de Rogério Ricciluca Matiello Félix, Edson Oliveira, Vilma Pavão (Acadil), Fernanda Carvalho (Liceu de Artes eOfícios de São Paulo) e Jonas Soares de Souza (Ibao).

A mostra poderá ser visitada no Centro de Estudos do Museu Republicano, localizado na região central de Itu, de segunda a sexta, das 8h às 17h, até 30 de agosto de 2026.

O que é o Ibao?

Fundado em 1924, o Ibao é referência na história de Itu e no ensino técnico brasileiro. Na época, se consolidou como espaço de formação profissional em áreas como marcenaria, carpintaria, mecânica, entalhe, fundição, desenho, corte e costura, entre outros, em diálogo com a modernização urbana e industrial da época. 

Galeria

Confira a galeria de fotos