Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura

CineSolar leva sessões gratuitas de cinema movido a energia solar para Salto e Itu

O projeto utiliza um furgão adaptado com placas fotovoltaicas para levar filmes, oficinas e atividades culturais a comunidades

18 de Agosto de 2025 às 21:12
Da Redação [email protected]
O CineSolar também promove atividades educativas voltadas para sustentabilidade, ciência e tecnologia
O CineSolar também promove atividades educativas voltadas para sustentabilidade, ciência e tecnologia (Crédito: Divulgação)

Nos dias 27 e 28 de agosto, as cidades de Salto e Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), recebem sessões gratuitas de cinema ao ar livre com estrutura movida a energia solar. As exibições fazem parte da 7ª edição do CineSolar, projeto itinerante que utiliza um furgão adaptado com placas fotovoltaicas para levar filmes, oficinas e atividades culturais a comunidades com pouco acesso a equipamentos culturais.

Em Salto, o evento acontece na quarta-feira (27), a partir das 18h30, no Campo de Futebol do Jardim Marília. Já em Itu, a sessão será realizada na quinta-feira (28), no mesmo horário, na Escola Estadual Professor Anthenor Fruet, no bairro Pirapitingui. Em ambas as cidades, o público poderá assistir a curtas-metragens com temáticas ambientais e à animação “Robô Selvagem”. A entrada e a distribuição de pipoca são gratuitas, e os filmes contam com recursos de acessibilidade.

O projeto é viabilizado por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia — que tem a State Grid como acionista majoritária — e apoio do Instituto CPFL. A realização é da Brazucah Produções em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O CineSolar também promove atividades educativas voltadas para sustentabilidade, ciência e tecnologia. O veículo que abriga o cinema é equipado com sistemas de conversão de energia solar, iluminação, som, projeção, mobiliário e decoração com materiais reciclados. Além dos filmes, o projeto oferece oficinas de educação ambiental e de incentivo às áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), com foco especial na inclusão de meninas e mulheres.

A iniciativa tem apoio da UNESCO no Brasil e integra ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para a campanha #EDUCASTEM2030. Segundo a organização, a proposta é ampliar o acesso à educação científica e combater a exclusão de gênero nas áreas técnicas e tecnológicas.

Galeria

Confira a galeria de fotos