Adaptação
‘Tieta’, de Jorge Amado, ganhará versão nas telas
Nova adaptação pretende revisitar a história sob uma "ótica feminina"
Um dos romances mais emblemáticos da literatura brasileira, “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, ganhará uma nova adaptação para o cinema. A atriz Suzana Pires ficará responsável pelo roteiro e pelo papel principal na produção, que terá direção de Joana Mariani e será produzida pela Muiraquitã Filmes, de Eliane Ferreira.
Publicado em 1977, o romance narra o retorno de Tieta à fictícia Santana do Agreste, após 26 anos de exílio forçado. Banida pela própria família, Tieta volta à pequena cidade trazendo à tona tensões sociais e morais que continuam ressoando décadas depois.
De acordo com The Hollywood Reporter, a nova versão cinematográfica pretende revisitar essa história sob uma “ótica feminina”, com o objetivo de ressignificar a trajetória da personagem principal e explorar com mais profundidade suas camadas de liberdade.
A novidade foi compartilhada pela Muiraquitã Filmes nas redes sociais. A produtora é responsável por títulos como Retrato de um Certo Oriente (2024) e Querência (2019).
“O filme vai focar a relação entre Tieta e Perpétua, personagens que representam a liberdade e a castração. A expectativa é de que o longa permita que mais uma grande, complexa e profunda personagem da literatura brasileira possa conquistar o mercado global”, diz a publicação.
O livro já foi retratado anteriormente nas telas, em adaptações de sucesso, como o filme de 1996, com Sônia Braga, e a telenovela da Globo em 1989, estrelada por Betty Faria. A estreia do filme ainda não tem data confirmada. (Estadão Conteúdo)