Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gratuito

Cult nas Quartas tem exibição de ‘Medéia’ na Paula Souza hoje

Produção dinamarquesa é uma das primeiras obras do diretor Lars Von Trier

15 de Julho de 2025 às 23:09
Cruzeiro do Sul [email protected]
Filme é baseado em tragédia grega de Eurípedes
Filme é baseado em tragédia grega de Eurípedes (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O filme “Medéia”, uma das primeiras obras do diretor dinamarquês Lars Von Trier, será exibido na Estação Paula Souza, na região central de Sorocaba, na noite de hoje (16). Com sessão gratuita marcada para às 19h, a ação integra o projeto Cult nas Quartas.

Baseada na tragédia grega de Eurípedes, a trama acompanha Medéia, após ser abandonada pelo esposo Jasão, que deseja se casar com Glauce, a filha do rei de Corinto. Contudo, na noite de núpcias, a jovem diz que só se entregará a ele quando a ex-mulher for expulsa da cidade. Sentindo-se rejeitada e humilhada, a protagonista arma planos de vingança.

Conforme o diretor de cinema e vídeo e curador do Cult nas Quartas, Cleiner Micceno, o longa faz parte do Dogma 95, um movimento cinematográfico vanguardista criado em 1995 pelos cineastas dinamarqueses Lars von Trier e Thomas Vinterberg. Na época, eles buscavam romper com o cinema comercial, especialmente o de Hollywood, e retornar a uma forma mais pura e autêntica de fazer filmes, valorizando a história, a atuação e o tema, em detrimento de efeitos especiais e recursos tecnológicos elaborados. Desta forma, “Medéia” foi produzido, a princípio, para a TV dinamarquesa.

“A obra dá vida a uma mulher forte, não menos comum, não menos enigmática. O visual de vídeo, nesse filme feito originalmente para a televisão, dá à obra o estranho contraponto entre o experimental e o épico, entre golpes de desleixo (o momento em que a câmera se afunda na água, ainda nos primeiros minutos) e o voo ao reino da tragédia grega (o cavalo enlouquecido e rumo ao oceano)”, aponta o curador.

Além disso, a obra ainda combina as tradições pagã e cristã. O elenco conta com Udo Kier (Jasão), Kirsten Olesen (Medéia), Henning Jensen (Creonte) e Ludmilla Glinska (Glauce).

O projeto Cult nas Quartas traz ao público filmes considerados “cult movies”, que dificilmente voltam ao circuito comercial. As exibições, por sua vez, são gratuitas e acontecem a cada 15 dias.

A Estação Paula Souza está localizada na rua Dr. Paula Souza, 420. (Da Redação)