Vistoria
Centro de Tradições tem sua situação de uso questionada
Secretaria de Turismo do Estado identificou utilização inadequada do espaço pela Prefeitura de Votorantim
Pela avenida, só é possível ver as paredes brancas, mas a entrada do Centro de Tradições da Cultura Caipira, voltada para a Praça Lecy de Campos, é toda decorada com o tema ao que o prédio se destina. As paredes no interior também remetem ao gênero cultural, além dos artefatos característicos, que se encontram no local.
No entanto, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo identificou o uso inadequado do espaço, localizado na rua Acácio Miller, no Jardim Paraíso, em Votorantim. Após uma fiscalização pelo órgão estadual, foi concluído que o local não estava sendo usado conforme o especificado inicialmente.
Segundo a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), “o Centro de Tradições da Cultura Caipira foi concebido e aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo como um espaço de difusão e formação com foco na Cultura Caipira e Popular, visando ampliar a oferta de atividades turísticas e culturais, reforçando a vocação de turismo cultural que a cidade possui”.
Conforme também constatou a reportagem do Cruzeiro do Sul, o Centro de Tradições possui um amplo salão para eventos e exposições sazonais voltados para o tema do prédio, além de oferecer um Memorial da Cultura Caipira. Porém, até antes da vistoria realizada em 5 de junho último, o local estava ocupado com a Biblioteca Municipal de Votorantim e também por parte da estrutura da Festa Junina da cidade. No momento, o prédio está desocupado.