Buscar no Cruzeiro

Buscar

Férias

Sorocaba tem opções de atividades gratuitas para recesso escolar

Além do descanso das aulas, estudantes aproveitam as férias para brincar e se divertir

05 de Julho de 2025 às 20:50
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sesc terá confecção de animais com argila
Sesc terá confecção de animais com argila (Crédito: REPRODUÇÃO)

Julho é sinônimo de férias e um dos meses mais aguardados pelas crianças durante o ano. Além de um descanso das aulas e dos deveres de casa, o recesso escolar é uma oportunidade para os alunos brincarem e se divertirem. Em Sorocaba, há opções de atividades e passeios gratuitos ao longo desse período.

O Museu Histórico Sorocabano (MHS), por exemplo, terá uma programação especial neste mês. No dia 10, o espaço terá uma oficina de escavação arqueológica, voltada a crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos. Durante a ação, os participantes terão uma aula sobre arqueologia, seguida de uma visita guiada.

Escavação

A proposta é simular, de fato, uma escavação arqueológica. Além disso, o museu conta com um acervo do período pré-colonial, com urnas funerárias, cerâmicas, pedra lascada, machados líticos e pontas de flecha, entre outros. De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, o MHS é um dos poucos do sudoeste paulista que possui licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para receber material arqueológico.

Já nos dias 16 e 23 acontecem visitas noturnas às exposições. Os passeios acontecerão das 18h30 às 20h. Nesta atividade, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Casarão Bandeirante, onde o museu está instalado, e detalhes sobre os objetos expostos.

A visita contará com surpresas para os participantes. Entre elas, a participação especial de um personagem histórico. Para o passeio na área externa, o público poderá levar lanternas.

Contação de história

Oficinas também estão presentes na programação de férias do Museu Histórico Sorocabano. No dia 25, às 10h, a contação de histórias com as comunidades Mundukuru e Tikuna aproxima a população da cultura indígena. Por fim, no dia 29, crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos poderão participar de uma oficina de xilogravura.

Embora sejam gratuitas, as atividades têm vagas limitadas. Portanto, os interessados já devem realizar as inscrições pelo e-mail [email protected], citando a ação escolhida e a data. O MHS está localizado na rua Theodoro Kaisel, na Vila Hortência, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Modelando em argila

O Sesc Sorocaba também terá uma série de atividades gratuitas voltadas ao público infantil no mês de julho. Oficinas e vivências convidam as crianças a saírem do cotidiano e soltarem a imaginação. Além da diversão, a educação também é um pilar da iniciativa.

Um exemplo é a atividade “Modelando animais com argila”, que acontece no dia 8, das 10h às 12h. Como o próprio nome já diz, os pequenos irão modelar animais e outros elementos com argila. Durante a oficina, eles também serão apresentados a outras espécies da região, ampliando o conhecimento sobre o ecossistema da Mata Atlântica e do Cerrado.

Ainda no dia 8, porém no período da tarde, terá a ação “Pintura com tintas feitas com elementos naturais”, em que as crianças irão criar suas próprias tintas com terra, folhas e flores. Cada uma irá produzir sua própria arte, utilizando papéis, além dos materiais criados à mão. A atividade está marcada para acontecer das 14h às 16h.

Gincana cultural

Já no dia 9, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, o Sesc Sorocaba promove duas oficinas. Na primeira, das 14h às 16h, o público irá montar seu próprio barquinho ou jangada para velejar no laguinho da unidade. O objetivo é testar quais materiais flutuam e quais afundam.

Na sequência, uma gincana cultural estimula a literatura e o ouvido musical das crianças por meio de jogos de adivinhação. A atividade envolve a escuta musical, personagens e objetos literários, bem como a improvisação. A apresentação é totalmente interativa, portanto, a participação do público é fundamental.

Um circuito de habilidades circenses também faz parte da programação. Formado por diversas estações, cada uma com um equipamento diferente, os participantes testarão sua coordenação motora, improviso, equilíbrio e coragem. A ação é voltada a crianças de 6 a 12 anos e está marcada para os dias 10 e 11 de julho, com duas turmas cada. O primeiro grupo realiza as atividades entre 10h e 12h, e o segundo das 14h às 16h.

Pintura em tela

No dia 12, das 14h às 16h, os pequenos terão contato com pinturas em telas. Para essa oficina, eles devem estar acompanhados por um adulto responsável.

Por fim, encerrando a programação de férias, o dia 15 terá três atividades. Entre elas, a produção de pulseiras sustentáveis com semente de açaí. Além de ser uma representação genuína da natureza, a ação demonstra o comprometimento com a proteção do meio ambiente, transformando elementos orgânicos em peça única e ornamentada para enfeitar o pulso. A oficina acontece das 10h às 11h.

Em seguida, entre 11h e 12h, as crianças são convidadas a conhecer as obras do artista Denílson Baniwa e sua intervenção em grandes obras da história. No período da tarde, das 14h às 15h, a atividade “Bordado para pequenas mãozinhas” convida os participantes a aprender a bordar seus primeiros pontos.

Apesar de gratuitas, as ações possuem espaços limitados. Diante disso, a reserva e retirada de ingresso com 1h de antecedência é necessária. (Da Redação)