Apresentação
Espetáculo infantil "Os Lavadores de Histórias" é atração em Salto e Tatuí
Apresentação é gratuita e resgata memórias da infância
O espetáculo infantil “Os Lavadores de Histórias", da Cia de Achadouros, chega às cidades de Salto e Tatuí neste final de semana, no sábado (5) e domingo (6), respectivamente. A apresentação é protagonizada pelo trio de atores-palhaços Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes, com produção assinada pela Leneus Produtora de Arte, de São Paulo. A entrada é gratuita à população.
Na trama, três lavadores profissionais – o Urucum, Tom Tom e Jatobá –, são convocados para ensaboar memórias antigas com o objetivo de enxaguar lembranças quase esquecidas. Tudo isso acontece nos quintais abandonados da infância. Além dos elementos circenses, o espetáculo conta com teatro de sombras e contação de histórias.
“O destaque do espetáculo está justamente no resgate das memórias da infância, das memórias de quintais. Descobrimos juntos algo de universal em nossas memórias de infância, que revela as crianças que fomos, trazendo-as de volta à vida. Ao tocar nesses temas, acessamos um fundo poético comum que todo mundo tem dentro de si, que fica escondido”, destaca Tereza Gontijo, a diretora do espetáculo. “Com a lanterna do espetáculo, iluminamos esses cantos esquecidos da memória permitindo o resgate e o seu reconhecimento”.
Para a construção do enredo, a peça teve algumas inspirações, como: poemas de Manoel de Barros, que afirma em seus verso que a sua vida "só teve infância”; as memórias e lembranças autobiográficas de cada ator da montagem; e as vivências e os causos recolhidos durante o laboratório do elenco no bairro São Mateus, localizado na zona leste de São Paulo, considerado o local de atuação da companhia teatral desde a sua fundação.
“Como palhaços, fizemos intervenções pelas ruas para descobrir as histórias de formação do bairro a partir de seus moradores e moradoras. Entrevistamos pessoas para conhecer as suas memórias de infância, conversamos com figuras importantes para a trajetória da região. Entre elas, os agricultores Dona Sebastiana e Senhor Genival que, inclusive, foram inspirações para a criação das personagens Tom Tom e Urucum, além de algumas falas do espetáculo”, conta Felipe Michelini, intérprete do Jatobá.
Enquanto o trio de lavadores lavam lembranças, eles descobrem personagens e segredos de cada história, sentem-se tocados e se divertem com elas. “Contamos e ensinamos histórias narradas como forma de estimular a imaginação do público. A história narrada dialoga com o imaginário da plateia, que, além de assistir, vivencia emoções e sentimentos íntimos, e memórias guardadas”, pontua a atriz Mariá Guedes, intérprete da Tom Tom.
Locais e Horários
A princípio, o espetáculo chega ao Teatro Giuseppe Verdi, localizado na região central de Salto, neste sábado (5), às 16h. Já em Tatuí, a apresentação acontece no domingo (6), às 17h, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. Em ambos, a entrada é franca, com ingressos distribuídos 1h antes da sessão.