Música
Camerata Jovens Músicos une clássicos e cultura brasileira em concerto
O grupo se apresenta neste sábado (5), às 20h, no Centro de Referência em Educação de Sorocaba
O grupo Camerata Jovens Músicos se apresenta, neste sábado (5), no Centro de Referência em Educação de Sorocaba, localizado no Jardim Saira, sob a regência do maestro Denis Vieira. A iniciativa é da Associação de Eventos Culturais (Assec) e tem entrada gratuita para a população. O concerto tem início às 20h.
O repertório selecionado une duas peças do universo sinfônico: Serenata para Cordas em Mi Menor, Op. 20, de Edward Elgar, e a conhecida Pequena Noturna, K. 525, de Wolfgang Amadeus Mozart. Complementando essa seleção, a Camerata apresentará a obra "Três Batuques Cataguases", do compositor brasileiro Ernani Aguiar, trazendo um toque contemporâneo e nacional à noite.
A Serenata para Cordas de Elgar, composta em 1892, é uma das primeiras obras do artista britânico a alcançar uma popularidade considerável. Conhecida por sua melancolia lírica, a peça destaca a sensibilidade. Já a Pequena Serenata Noturna de Mozart, escrita em 1787, é amplamente reconhecida e apreciada da música clássica.
A inclusão dos "Três Batuques Cataguases" de Ernani Aguiar, por sua vez, celebra a riqueza da música brasileira, além de criar um diálogo entre o clássico europeu e a cultura do Brasil.
A Camerata Jovens Músicos é um pilar do Assec, que tem o objetivo de democratizar o acesso à educação musical de qualidade, permitindo que jovens de diversas realidades desenvolvam suas habilidades. Embora o concerto tenha início às 20h, os ingressos serão distribuídos a partir das 19h, até a lotação do espaço.