7 anos
Museu Nacional reabre após incêndio
Após sete anos desde o grande incêndio em setembro de 2018, o público pôde voltar ontem ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Depois de concluídas as obras de restauração, três espaços do palácio bicentenário foram reabertos para a exposição temporária “Entre Gigantes: uma Experiência no Museu Nacional”, que vai até o dia 31 de agosto.
Logo após a entrada no museu, os visitantes poderão reencontrar o meteorito Bendegó, que faz parte do acervo há 137 anos e que tornou um símbolo da resistência da instituição após a tragédia. A sala ao lado foi dedicada à história do museu e à reconstrução do palácio, com divulgação de detalhes da arquitetura do prédio e das obras de restauro, além da exposição de duas esculturas de mármore de Carrara, que também resistiram ao fogo.
Já o pátio da escadaria principal traz uma novidade: o esqueleto de uma baleia cachalote com quase 16 metros de comprimento, recém-adquirido pelo museu e que parece nadar afixado ao teto. Quem visitar a exposição poderá ajudar na escolha o nome para a cachalote, que é o maior esqueleto em exibição na América do Sul. (Da Redação, com Agência Brasil)