Incubadora
Sesc oferece bolsas para produções culturais
O Sesc Sorocaba e o Festival de Artes Híbridas recebem até terça-feira (8) as inscrições para a “Incubadora de Estudos Performativos”, que vai oferecer bolsas a propostas de produções culturais, de artistas e demais interessados moradores em cidades integrantes da Região Metropolitana de Sorocaba, para diversas áreas culturais.
De acordo com os organizadores, a Incubadora vai proporcionar também aos selecionados uma residência voltada à pesquisa, experimentação e criação artística interdisciplinar, com o objetivo de investigar e potencializar diferentes estéticas e poéticas, por meio de estudos críticos-analíticos e laboratório de procedimentos artísticos.
Serão selecionadas cinco propostas de cinco artistas com pesquisas nas áreas da dança, teatro e performance, dentre outras linguagens, em fase inicial, intermediária ou de finalizacão. Os selecionados receberão uma bolsa de criação e orientação para o desenvolvimento dos seus projetos, que apresentarão o resultado da pesquisa na unidade do Sesc Sorocaba e durante o Festival de Artes Híbridas. De acordo com Robson Catalunha, idealizador e curador do festival, a ideia da parceria é fomentar a criação de novos projetos autorais na cidade.
Procedimentos de criação
No formato de residência, a Incubadora terá três etapas de desenvolvimento. A primeira consiste na inscrição e envio de uma proposta que pode estar em qualquer fase da criação ou produção. A segunda fase contará com a orientação de Douglas Emílio, artista com sólida experiência em mediação de processos criativos, em dois encontros semanais, entre julho e setembro, e na terceira etapa as obras criadas farão duas apresentações.
A primeira vai ocorrer nas dependências do Sesc Sorocaba, em 13 de setembro, ocasião em que haverá um debate com o público presente e, também, com artistas convidados, que tecerão comentários sobre as experiências criadas. Já a segunda apresentação acontecerá no dia 14 de setembro, em um parque da cidade de Sorocaba, ainda em processo de definição, integrando a programação do Festival de Artes Híbridas.
A Incubadora teve sua primeira edição, no Sesc Sorocaba, em 2019, sendo as duas edições seguintes (2021 e 2024) realizadas como atividade vinculada ao Festival de Artes Híbridas, justamente por corresponder a procedimentos de criação artístico-pedagógicos, conectados com a cena contemporânea. Assim, esse mesmo formato se repete em 2025.
Festival
O festival é uma mostra, em formato presencial, de obras site-specific, ou seja, criadas para um local específico. A programação, em sua primeira edição presencial (2024) foi composta por diversas linguagens artísticas, como intervenções cênicas, dança, performance, música, literatura, fotografia e instalação, dentre outras áreas. Todas as obras foram apresentadas simultaneamente, em pontos específicos do Parque da Biquinha.
Os encontros da incubadora acontecerão de 17 de julho a 13 de setembro, às quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 10h30 às 14h30, no Sesc Sorocaba, em formato sequencial.
Os interessados devem efetuar as inscrições pelo link https://linktr.ee/FAH2025, e serão recebidas até às 23h59 do dia 8 de julho. Já a divulgação das propostas selecionadas acontecerá no dia 12. Informações adicionais podem ser acessadas no perfil do projeto, no instagram @festivaldearteshibridas. (Da Redação)