Buscar no Cruzeiro

Buscar

Frio

Inverno começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20)

Além da temperatura amena, a estação é caracterizada por noites mais longas

19 de Junho de 2025 às 22:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
O fim de semana contará com frio e baixa umidade
No inverno é comum que as temperaturas sejam mais amenas (Crédito: Fábio Rogério)

Neste ano, o inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (20), sexta-feira, precisamente às 23h42. Neste exato momento, ocorrerá o solstício de inverno no hemisfério sul e o solstício de verão no hemisfério norte. Este evento marca a transição das estações e traz consigo mudanças significativas na duração dos dias e das noites.

A chegada do inverno afeta diretamente a duração dos dias e das noites. Nos equinócios, o tempo de luz do dia e o de escuridão são praticamente iguais. A partir do equinócio de outono, os dias passam a encurtar gradualmente, culminando no solstício de inverno, momento em que ocorre a noite mais longa do ano. Depois disso, os dias começam a se alongar novamente, aproximando-se de um novo equilíbrio no equinócio de primavera e continuando a crescer até alcançar a noite mais curta do ano no solstício de verão.

“As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do Sol. O início das estações do ano está associado aos solstícios (inverno e verão) e aos equinócios (outono e primavera)”, explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI).

Conforme explica a Dra. Josina, uma forma interessante de observar o “sol parado” é notar onde o Sol nasce e se põe a cada dia. Nos equinócios, o Sol nasce exatamente no ponto cardeal leste e se põe no ponto cardeal oeste. Após essas datas, o Sol passa a nascer cada dia mais afastado do ponto cardeal leste e passa a se pôr cada dia mais afastado do ponto cardeal oeste. Nos solstícios, o Sol atinge seu afastamento máximo e começa a “voltar”, nascendo cada dia mais na direção leste e se pondo cada dia mais na direção oeste.

Antigos astrônomos observaram que, ao acompanhar o movimento do Sol no céu ao longo dos dias, sua posição ao meio-dia se deslocava gradualmente até alcançar um ponto extremo, onde parecia não mudar por um tempo, como se estivesse “parado”. Esse comportamento acontece duas vezes por ano: uma durante o solstício de verão e outra no solstício de inverno. (Da Redação, com informações da Agência Brasil).