Música Clássica
OSS e Coro da Flórida se apresentam juntos amanhã na Catedral Metropolitana
Concerto inédito reúne Orquestra Sinfônica, Madrigal Fundec e Coral Sinfônico da Baía de Tampa em performance gratuita da obra ‘Réquiem’, de Mozart

Sorocaba será palco de um espetáculo musical inédito amanhã (21), às 19h, na Catedral Metropolitana, com entrada gratuita. A Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), o Madrigal Fundec e o Coral Sinfônico da Baía de Tampa, da Flórida, Estados Unidos, unem vozes e instrumentos para interpretar uma das obras mais emblemáticas da música clássica: o Réquiem em Ré menor, K. 626, de Wolfgang Amadeus Mozart.
Será a primeira vez que o Coral da Baía de Tampa se apresenta no Brasil. Fundado em 1979, o grupo é amplamente reconhecido nos Estados Unidos por sua excelência artística, reunindo mais de 150 vozes voluntárias altamente qualificadas. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da música internacional, como Andrea Bocelli, e mantém uma sólida parceria com a Florida Orchestra.
O grupo também é artista residente da University of South Florida e é conhecido por interpretar obras-primas do repertório coral-sinfônico, além de estrear composições contemporâneas de artistas como Eric Whitacre e Jake Runestad.
O concerto será regido pelo maestro norte-americano Matthew Abernathy, especialista em repertório coral-orquestral, que traz para o público brasileiro a experiência de uma interpretação internacional do Réquiem de Mozart.
A obra, composta em 1791 e inacabada devido à morte do compositor, é uma missa fúnebre católica que se tornou uma das mais impactantes criações da música ocidental, com passagens emocionantes como o “Dies irae” e o “Lacrimosa”.
O Madrigal Fundec, que participa da apresentação, é formado por alunos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), mantido pela Fundec em parceria com a Secretaria de Cultura de Sorocaba. Regido por Wilian Dolfini, o grupo é reconhecido pelo repertório diversificado e pelas apresentações de alto nível artístico.
Além da apresentação em Sorocaba, o mesmo concerto será realizado neste domingo (22), às 17h, na Catedral da Sé, em São Paulo, Capital, também com entrada gratuita.
A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e a valorização da orquestra de Sorocaba, bem como de talentos locais, ao mesmo tempo em que proporciona uma rara oportunidade de intercâmbio cultural com um dos coros mais renomados dos Estados Unidos.
A Catedral Metropolitana de Sorocaba está localizada na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro. Outras informações podem ser obtidas diretamente com a Fundec, pelos contatos: WhatsApp (15) 99669-2817 ou telefone fixo (15) 3233-2220. (Da Redação)