Despedida
Pianista Brendel morre em Londres

O pianista e compositor Alfred Brendel morreu nesta terça-feira (17), em Londres, na Inglaterra . A informação foi divulgada por um porta-voz de Brendel, acrescentando que o músico, nascido em Wiesenberg, no norte da Morávia, atual República Checa, “será lembrado e celebrado com profunda gratidão por sua família”.
Brendel se interessou pela música ainda criança. Autodidata em um primeiro momento, foi estudar no Conservatório de Graz, na Áustria. Posteriormente, em Lucerna, na Suíça, teve aulas com o maestro suíço Edwin Fischer. Brendel costumava dizer que Fischer o ensinou a tocar com paixão dentro dos limites do classicismo, período da música clássica marcado pelo rigor da forma.
Considerado pela maioria dos críticos como um dos principais intérpretes das obras de Beethoven, Brendel fez sua estreia pública em Graz em 1948, aos 17 anos, quando ganhou o prêmio Busoni, na Itália. Concentrou sua atividade sobretudo nas obras de autores do Classicismo e do Romantismo.
Em seus últimos anos, problemas físicos, sobretudo nas costas, o impediam de se dedicar a performances que exigiam maior dedicação. Brendel, conhecido por sua intensidade emocional, contornou a limitação apresentando suas sonatas favoritas e obras de Bach e Schumann.