Literatura
Livros agitam feira em SP e bienal no Rio

A 4ª edição da Feira do Livro, festival literário paulistano a céu aberto, foi aberta no sábado (14) e vai se estender até o próximo domingo (22), com mais de 150 expositores e 200 convidados na programação oficial. A feira ocorre na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, na capital paulista, com entrada e atividades gratuitas.
O público poderá participar de debates com autores brasileiros e estrangeiros da literatura, da poesia e da não ficção, e outras atividades em torno da cultura do livro. Entre os convidados, estão nomes como Aline Bei, Cidinha da Silva, Lázaro Ramos e Marcelo Rubens Paiva.
Neste ano, a feira tem ainda convidados de Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Chile, Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Palestina e Cabo Verde. Os realizadores do festival - a Associação Quatro Cinco Um e a Maré Produções - esperam, ao menos, 110 mil pessoas nesta edição.
Redemocratização
Neste ano, o evento tem entre seus principais eixos temáticos os 40 anos da redemocratização no País, com a posse de um civil na presidência da república em 1985, após 21 anos. Outros eixos temáticos da feira são a desigualdade brasileira, a sustentabilidade ambiental, a divulgação científica, a produção infantojuvenil e a cultura afro-brasileira.
Bienal no Rio
Paralelamente, o Rio de Janeiro abriu na sexta-feira (13) a sua Bienal do Rio, com destaque para a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, que participou de uma entrevista mediada pela atriz Taís Araújo. Outros destaques internacionais são a britânica Cara Hunter, autora de livros policiais, a canadense Brynne Weaver, que escreve sobre romances paranormais e de fantasia, o estadunidense G. T. Karber, do estilo de romances de mistério e assassinatos, e a também estadunidense Lynn Painter, autora de comédias românticas.
Os destaques nacionais são Jeferson Tenório, autor de Estela sem Deus e O avesso da pele; Raphael Montes, que escreveu Bom Dia, Verônica e Uma Mulher No Escuro; Aline Bei, autora de O peso do pássaro morto e Pequena Coreografia do Adeus, e Ana Cláudia Quintana, dos livros Linhas pares e A morte é um dia que vale a pena viver.
No site do evento - https://bienaldolivro.com.br/ - é possível acessar a programação completa e comprar os ingressos.
A Bienal do Livro 2025 acontece no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ, até o dia 22, e espera receber mais de 600 mil pessoas. (Da Redação, com Agência Brasil)