Buscar no Cruzeiro

Buscar

Arte cênica

‘Cartas’ homenageia luta das professoras em peça teatral

Espetáculo tem entrada gratuita, às 20h, no Espaço Duarts, no Jardim Maria Eugênia

13 de Junho de 2025 às 21:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dificuldades e amor, dores e alegrias se entrelaçam em narrativa de fatos reais
Dificuldades e amor, dores e alegrias se entrelaçam em narrativa de fatos reais (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O monólogo “Cartas” chega ao Espaço Duarts, localizado no Jardim Maria Eugênia, zona norte de Sorocaba, neste final de semana, hoje (14) e amanhã (15), às 20h. Com atuação de Matilde Santos, a apresentação homenageia a luta das professoras, expondo as alegrias e as dores de quem resiste ensinando. A entrada é gratuita para a população.

Em cena, a atriz interpreta uma professora que, ao reler cartas enviadas por ex-alunas hoje também professoras mergulha em uma rede de memórias, dores e afetos que atravessam a experiência de ensinar no Brasil. Já apresentado para algumas escolas, a peça teatral encontra agora o grande público.

O espetáculo é baseado em relatos reais, com histórias de mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de serem educadoras, como a falta de reconhecimento, jornadas exaustivas, alunos que vêm de realidades precárias e o próprio sistema educacional, que lhes reserva cada vez mais um papel com menor autonomia no ensino. Mas, ao mesmo tempo, a narrativa mostra o amor pela sala de aula e pelos alunos que passam por elas, afirmando que ainda há esperanças.

“Essas cartas falam de cansaço, de resistência, de não desistir. Mas também falam de amor, de gratidão, e do poder revolucionário da educação”, afirma Matilde Santos, que também assina o figurino da apresentação. “Tivemos um acolhimento muito grande por parte das escolas em que nos apresentamos, mostrando que o espetáculo está muito próximo da nossa realidade.”

Experiências

A ideia do espetáculo nasceu de conversas da atriz com o diretor Marcelo Nascimento. Matilde lembrava suas muitas histórias em vinte anos de magistério. Ao realizarem o projeto, chamaram varias amigas , que em rodas de conversas também falaram de suas experiências como docentes. Assim, o texto pegou detalhes e ao somá-los, surgiram as histórias apresentadas.

“Quisemos mostrar diversas facetas do que é dar aulas hoje me dia. Desde uma professora que, ao parecer rigorosa, e só quer o melhor dos alunos, até como um olhar sobre a real capacidade de alguém pode mudar vidas”, conta Marcelo.

Neste cenário, com um cenário intimista e foco total na palavra, “Cartas” convida o público a escutar aquilo que quase nunca ganha palco: a voz das professoras. O projeto tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba.

O Espaço Duarts está localizado na rua Antônio São Leandro, 78, no Jardim Maria Eugênia. A entrada é gratuita. (Da Redação)