Buscar no Cruzeiro

Buscar

4ª edição

Livro ‘Peabiru’ tem o lançamento hoje

Evento ocorre no Gabinete de Leitura Sorocabano e é aberto a todos os interessados

13 de Junho de 2025 às 21:33
Cruzeiro do Sul [email protected]
Escritor luso-brasileiro assina 4ª edição do seu trabalho e detalha pesquisa em palestra
Escritor luso-brasileiro assina 4ª edição do seu trabalho e detalha pesquisa em palestra (Crédito: REPRODUÇÃO)

O Gabinete de Leitura Sorocabano promove hoje (14), a partir das 9h, o lançamento da quarta edição do livro “O Caminho do Peabiru” (A história da rota guarany, onde nasceu o Brasil), de João Barcellos. O evento, que será seguido de uma palestra pelo autor luso-brasileiro, é aberto a todo os interessados.

De acordo com o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo escritor, os primeiros exploradores dos sertões brasileiros utilizavam-se de um caminho construído pelos indígenas, que interligava diversas regiões e alcançava o Império Inca. Esse caminho era chamado de Peabiru.

Lendas associam esse caminho a um personagem mítico chamado Sumé, civilizador dos indígenas e que teria ensinado a eles a agricultura, a construção de estradas e também alguns valores morais.

De acordo com a organização do evento, até hoje o caminho do Peabiru desperta interesse e curiosidade. Um dos ramais desse caminho, acredita-se, passava pela nossa região. “Para os interessados em adquirir um pouco mais de conhecimento sobre esse caminho ancestral, responsável pela inserção dos sertanistas do passado ao interior do País, convidamos para o evento deste sábado, que mostrará o trabalho de um dos maiores conhecedores do assunto.”

O autor

João Barcellos é um dos mais respeitáveis conhecedores da história dos primórdios da colonização portuguesa no Brasil. Com uma vasta produção, Barcellos já escreveu sobre assuntos diversos como o governador Morgado de Matheus, o forte de Iguatemi, e sobre o povoamento de Cotia/SP, cidade em que se encontra radicado, atualmente.

O Gabinete de Leitura Sorocabano está localizado na praça Coronel Fernando Prestes, 21, Sorocaba. (Da Redação)