Buscar no Cruzeiro

Buscar

Iniciativa

Projeto Selo Cultura apoia e incentiva artistas locais de Itu

Empresas do setor privado podem aderir ao projeto por meio da concessão de apoio financeiro mensal

13 de Junho de 2025 às 10:40
Da Redação [email protected]
O projeto Selo Cultura também prevê que os grupos culturais apoiados participem de uma agenda de apresentações artísticas
O projeto Selo Cultura também prevê que os grupos culturais apoiados participem de uma agenda de apresentações artísticas (Crédito: Divulgação)

Com o objetivo de apoiar e incentivar artistas locais, a Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu desenvolveu o projeto Selo Cultura. A iniciativa busca mobilizar o setor privado para apoiar financeiramente os grupos artísticos tradicionais da cidade, garantindo sua continuidade e desenvolvimento.

“Esses artistas nos relatam dificuldades, por exemplo, como falta de recursos básicos como pagamento de aluguel de suas sedes, contas de água e energia elétrica, ausência de incentivo e visibilidade. Esse cenário, segundo eles, tem gerado desânimo e risco de paralisação de projetos fundamentais para a identidade cultural do município. Então, idealizamos o projeto Selo Cultura e convidamos os empresários a colaborarem para transformar essa realidade e fomentar a cultura em nosso município”, comenta o secretário da pasta, Marcello Airoldi.

Desta forma, empresas do setor privado podem aderir ao projeto por meio da concessão de apoio financeiro mensal, com valor livre ou sugerido pelos grupos participantes. A quantia arrecadada será distribuída entre os grupos participantes, de forma proporcional às suas necessidades mensais (avaliadas por meio de um processo de curadoria conjunto entre os artistas e a Secretaria de Cultura). As empresas participantes, então, receberão o Selo Cultura, reconhecendo sua atuação.

O projeto Selo Cultura também prevê que os grupos culturais apoiados participem de uma agenda de apresentações artísticas, que poderá incluir: eventos internos e corporativos nas empresas apoiadoras, apresentações abertas em praças públicas e espaços culturais da cidade, espetáculos em instituições sociais e beneficentes.

Além de incentivar a cultura, a pasta municipal destaca que o empresário contribuirá para a qualidade de vida da população. Instituições, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Universidade de Harvard, reconhecem que a cultura está diretamente ligada ao bem-estar e à felicidade. Estudos mostram que 73% das pessoas que tiveram contato com atividades culturais relataram melhora em seu estado emocional.

A cultura também movimenta consideravelmente a economia. Segundo dados de 2020 da Fundação Itaú para Educação e Cultura, a economia criativa representa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB), com mais de 7,5 milhões de trabalhadores no país.

Interessados em participar do projeto Selo Cultura podem obter mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4886-9791.