Paraguai
MIS tem mostra gratuita de filmes

O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo/SP, apresenta hoje (13) e amanhã (14) a Mostra de Cinema Paraguaio, com a exibição gratuita de quatro filmes. As produções abordam a história e a cultura paraguaia. Dentre eles, está “O povo”, obra de 1969 do diretor Carlos Saguier, considerado cineasta pioneiro do país.
O longa, que terá sessão às 15h, acompanha as vivências do Paraguai durante a ditadura de Alfredo Stroessner, por meio da vida cotidiana de um povoado rural. Uma curiosidade é que, antes de ser redescoberta em 2013, “O povo” era considerada uma obra perdida. Desde então, a produção tem sido objeto de estudo e admiração por parte de críticos e cineastas. Atualmente, é considerada uma peça fundamental do patrimônio cinematográfico paraguaio.
“Boreal”
A recente produção do diretor Federico Adorno, “Boreal”, também está na programação de hoje (13), com exibição marcada para 19h. Na trama, Benjamín (Mateo Giménez), seu tio César (Amado Cardozo) e Genaro (Fabio Chamorro) são levados por seu patrão a um lugar desolado no Chaco paraguaio. Lá, o trio permanecerá por 30 dias construindo uma cerca, enquanto se acostumam com as condições incômodas e silenciosas de trabalho.
“Los Buscadores”
Já neste sábado (14), às 15h, MIS exibe “Los Buscadores”, dos diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori. O filme narra a história de Manu (Tomás Arredondo), um jovem entregador de jornais que vive no bairro Chacarita, em Assunção, no Paraguai. Quando recebe um livro de presente de aniversário do seu avô falecido, ele descobre um mapa enigmático.
Para o jovem, o material encontrado poder levá-lo até um tesouro lendário enterrado durante a Guerra do Paraguai. Ansioso para escapar de sua situação de pobreza, Manu busca a ajuda de seu melhor amigo, Fito (Christian Ferreira), e de um velho excêntrico chamado Don Elio (Mario Toñánez), que afirma ter conhecimentos sobre os tesouros ocultos do país. Juntos, eles embarcam em uma aventura emocionante que os leva às profundezas dos monumentos históricos e dos cantos esquecidos de Assunção.
“Matar um Morto”
Por fim, encerrando a programação da Mostra de Cinema Paraguaio, o filme “Matar um Morto” será exibido às 19h. Com direção de Hugo Giménez, a produção se passa em plena ditadura stronista. Na trama, dois homens enterram cadáveres clandestinamente em uma floresta.
Contudo, em uma certa manhã, dois coveiros encontram um homem, chamado Mario (Jorge Román), que ainda respirava. Ambos sabem que precisam matá-lo, mas nunca haviam assassinado ninguém antes. O destino dos três se define durante a final da Copa do Mundo, que está acontecendo na Argentina.
A Mostra de Cinema Paraguaio acontece no auditório do MIS, na avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo/SP. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na bilheteria do Museu. (Da Redação)