Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Festival exibe documentários que mostram mundo musical

São mais de 60 filmes a serem mostrados até o dia 22

12 de Junho de 2025 às 21:48
Cruzeiro do Sul [email protected]
Filme com Baden Powel e Vinícius de Moraes é um dos destaques
Filme com Baden Powel e Vinícius de Moraes é um dos destaques (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O tradicional Festival Internacional do Documentário Musical (In-Edit Brasil) chega este ano à 17ª edição apresentando mais de 60 filmes nacionais e internacionais que contam, refletem e exploram a cultura musical em todo o mundo. Aberto na quarta-feira (11), o evento vai se estender até o dia 22, com exibições em diversos locais de São Paulo/SP, de acordo com a programação definida, que pode ser acessada pelo link xurl.ooo/3y4qq.

As produções selecionadas reúnem não apenas grandes nomes da música, como Vinícius de Moraes, Toquinho, Baden Powel, Jackson do Pandeiro, John Lennon, Yoko Ono e o compositor de clássicos do cinema John Williams como também cenas regionais e movimentos alternativos como o rock de Goiânia, a música de Porto Velho (RO), o hip hop norte-americano e o hardcore brasileiro dos anos 90.

Além dos filmes inéditos, a mostra também apresenta títulos antigos como o clássico A Noite do Espantalho e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, que completa 25 anos.

Há também toda uma programação paralela com shows, debates, encontros e sessões comentadas com convidados especiais, além de atividades formativas como um curso online sobre documentário musical, ministrado por Deborah Osborn.

O festival também contará com a participação do premiado diretor canadense, Ron Chapman, que vem ao Brasil para apresentar seu documentário inédito Revival 69: The Concert That Rocked the World.

O filme resgata os bastidores do lendário Toronto Rock and Roll Revival, festival realizado em 1969 e marcado pela primeira apresentação pública de John Lennon sem os Beatles. O diretor estará presente para conversar com o público após as exibições de seu filme no CineSesc e na Cinemateca Brasileira.

O festival tem programação gratuita, com exceção do CineSesc, que tem ingressos a preços populares. Parte do evento poderá ser assistida de forma online e também gratuitamente - por meio das plataformas Spcine Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play (IC Play). (Da Redação, com Agência Brasil)