Documento
Ipiranga expõe obras de imigrantes

Móveis, utensílios domésticos, ferramentas de trabalho, fotografias e materiais gráficos. Estes são alguns dos objetos escolhidos ao longo de seis décadas pela dupla de colecionadores Calito e Tina Azevedo Moura. Apresentados na exposição Design e Cotidiano na Coleção Azevedo Moura, em cartaz no Museu do Ipiranga desde o final de maio, o conjunto valoriza a produção manual e os vínculos afetivos com objetos do dia a dia. A exposição tem entrada gratuita e está instalada no salão de exposições temporárias, espaço acessível e climatizado, com 900 m2, localizado no piso jardim, o pavimento mais recente do museu, que fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
O projeto reúne 930 itens adquiridos ao longo de décadas, desde meados de 1960, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São objetos produzidos por imigrantes europeus no Sul do Brasil, entre a segunda metade do século 19 e o início do século 20.
A coleção representa o imaginário social e o dia a dia de imigrantes alemães e italianos e revelam aspectos pessoais do universo doméstico de pessoas que buscavam construir uma nova vida. As obras conjugam as lembranças, as técnicas e os costumes trazidos pelos imigrantes de sua terra natal, de um lado, e as condições e materiais que encontraram na terra de adoção, de outro.
Passando por questões como habitação, religiosidade, marcenaria e culinária, os objetos apresentados denotam como uma mesma tipologia de artefato pode ter diferentes feições, carregando aspectos afetivos e emocionais. Trata-se de uma escolha dos colecionadores, que optaram por valorizar o trabalho manual contrapondo-se à lógica industrial de produção de peças idênticas em massa.
No Museu do Ipiranga a exposição ganha uma roupagem diversa e ao mesmo tempo complementar à proposta curatorial das exposições de longa duração. Enquanto as peças apresentadas revelam aspectos da cultura e da identidade dos imigrantes, o conjunto também carrega os desejos de quem coleciona e, mais do que uma preocupação com dados históricos, sobressai a valorização dos significados afetivos.
O Museu do Ipiranga fica na rua dos Patriotas, 100, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O funcionamento é de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h (última entrada às 16h). Informações adicionais pelo site museudoipiranga.org.br/visite. (Da Redação, com Agência SP)