Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diversão

Cia. Circo de Ébanos promove espetáculos em cidades da região

05 de Junho de 2025 às 23:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
Espetáculo agrega música, teatro e circo
Espetáculo agrega música, teatro e circo (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Em um palco onde o riso ecoa e a saudade faz morada, dois palhaços abrem um baú de memórias e através de uma luneta mágica passam a relembrar histórias que marcaram suas vidas nos tempos de criança. Este é o tema do espetáculo “Na Luneta do Tempo, no Caleidoscópio da Rua”, da Cia. Circo de Ébanos, que faz turnê pelo interior de São Paulo, passando por Alumínio, São Roque, Mairinque e Araçariguama, cidades integrantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), entre os dias 7 e 15 de junho.

Misturando circo, teatro e música, o espetáculo apresenta números de acrobacia, malabarismo, coreografias para o público infantil e para toda a família, com aparelhos como a lira, trapézio, roda alemã e corda lisa. Num caleidoscópio que reflete vidros coloridos, estão escondidas as memórias que remetem à infância simples, com pés no chão e brincadeiras na rua.

Vivência própria

“O enredo foi criado a partir das nossas vivências nas ruas periféricas de São Paulo e de todas as culturas que povoam uma cidade. Quantas infâncias cabem numa mesma rua? E quais as brincadeiras possíveis se constroem com poucos recursos, mas muita imaginação? O objetivo do espetáculo é manter viva a essência da criança, no desejo que as infâncias sejam cada vez menos interrompidas num mundo que propaga tanta violência. E principalmente, fazer com que adultos e crianças possam se divertir juntos, sonhar um mundo mágico, mesmo que utópico e reivindicar o direito da criança de brincar!”, afirma Laruama Alves, dramaturga e diretora do espetáculo.

Este é o primeiro projeto da Cia Circo de Ébanos voltado ao público infantil. São 18 anos de estrada de um grupo formado apenas por artistas negros e periféricos. Ao longo desses anos a companhia se firmou como um berço de artistas, tornando-os conhecidos pela sua técnica apurada, criatividade e autenticidade. Muitos deles saíram dos Ébanos para ganhar o mundo, seja para trabalhar com projetos educativos ou participar de grupos renomados como o Cirque du Soleil.

A programação é a seguinte: 7/6 - Alumínio, às 11h e 15h, praça da Cultura/Centro; 8/6 - São Roque, às 11h e 15h, Recanto da Cascata, avenida Antônio Maria Picena, 34 - Vila Junqueira; 14/6 - Mairinque, às 11h e 15h - praça Senador José Ermírio de Moraes (atrás da estação Ferroviária); dia 15/6 - Araçariguama, às 11h e 15h, praça do Avião (estrada Araçariguama/Pirapora Ubaldo Lolli, Km 2, bairro Cintra Gordinho). (Da Redação)