Buscar no Cruzeiro

Buscar

6º feira

‘Cartunistas’ chega a Itapetininga

04 de Junho de 2025 às 23:04
Cruzeiro do Sul [email protected]

Maurício de Sousa, 
de ‘A Turma 
da Mônica’, é uma 
das atrações
Maurício de Sousa, de ‘A Turma da Mônica’, é uma das atrações (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Após passar por Sorocaba (2024), Rio Claro e São José do Rio Preto (março deste ano), com sucesso de público, a exposição fotográfica “Cartunistas” chega a Itapetininga para uma temporada especial no foyer do Teatro do Sesi Itapetininga. Com abertura marcada para esta sexta-feira (6), às 19h.

A mostra reúne retratos de 122 desenhistas da área do humor gráfico, clicados pelo renomado fotógrafo Paulo Vitale. A visitação é gratuita e acontece até 31 de agosto, de quarta a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 13h às 19h. Nas terças-feiras é possível agendar visita para grupos.

A iniciativa é inédita, e cada foto pode ser considerada um cartum que reflete as características e o estilo dos artistas. Quem visitar a exposição também poderá assistir a diversos vídeos, tanto de novos quanto de antigos cartunistas, com depoimentos e making of dos ensaios. A mostra traduz em retratos o humor que esses desenhistas provocam nas pessoas, com temas políticos, sociais e sobre a própria existência humana. Dentre os retratados, estão Mauricio de Sousa, Ziraldo, Paulo Caruso, Jaguar, Angeli e Laerte, entre outros.

Ao olhar o ensaio como um todo, a curadoria de Eder Chiodetto adotou o caminho de equacionar o espaço expositivo para que ele recebesse a totalidade dos retratos realizados pelo fotógrafo. Como a maioria dos (as) cartunistas olhava diretamente para a lente do fotógrafo, agora o fotógrafo desaparece na exposição, e cada retratado olha nos olhos do espectador, criando uma conexão mais íntima e direta entre público e cartunistas.

A exposição “Cartunistas” faz parte do projeto Espaço Galeria Sesi, em que o foyer do teatro (espaço de convivência e acolhimento) se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do Sesi, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas. (Da Redação)