Cinema
Abordagem humana é o destaque no cult ‘Bagdad Café’, hoje
Sessão é gratuita e acontece às 19h na estação Paula Souza, centro de Sorocaba

O “Cult nas Quartas” está de volta hoje, com mais uma sessão de cinema gratuita, a partir das 19h na estação Paula Souza, na região central de Sorocaba.
A atração desta vez é “Bagdad Café” (Out of Rosenheim), produção alemã ocidental de 1987, dirigida por Percy Adlon, destacando as atuações de Marianne Sägebrecht, CCH Pounder e Jack Palance.
Depois de brigar com seu marido e abandoná-lo na estrada, a turista alemã Jasmin (Marianne Sägebrecht) caminha pelo deserto do Arizona, nos Estados Unidos, até chegar ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza por Brenda (CCH Pounder), a dona do local, que acabou de colocar o marido para fora de casa, Jasmin aos poucos se acostuma com os clientes e hóspedes do motel.
“Bagdad Café” é um filme alemão que foi rodado nos Estados Unidos e falado em inglês. Assim como outro diretor alemão, Win Wenders, de “Paris Texas” (1984), o diretor Percy Adlon aborda o grande símbolo mitológico fundante da cultura norte-americana, o deserto. Mais precisamente, excluídos da sociedade abandonados num vilarejo empoeirado, caminhoneiros, desempregados ou semiempregados, esperando apenas o tempo passar. Todos vivendo uma vida sem sentido ou propósito.
Jasmim é hostilizada por Brenda. Duas mulheres completamente diferentes, racialmente e culturalmente, pessoas de dois mundos, mas que possuem em comum a mesma dor: o abandono. Jasmim vai aos poucos conquistando os filhos de Brenda, o pintor Rudi Cox, até chegar ao coração da proprietária do lugar.
Nesse processo, há uma troca cultural. Percebe-se que Jasmim encontra no grupo do Bagdad Café uma família que nunca possuiu, mas que desejou. A recuperação dos sentimentos das duas mulheres é representada pela reformulação do Café, que demonstra a plena união entre duas culturas tão diferentes.
De acordo com Cleiner Micceno, idealizador e curador do “Cult nas Quartas”, “Bagdad Café” vale pela constância da abordagem totalmente humana em um lugar inóspito e sem perspectiva de vida.
A estação Paula Souza está localizada na rua Paula Souza, 420, Centro da cidade. (Da Redação)