Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gratuito

Coral e Percussão do ‘Guri’ se apresenta hoje no Sesc

Grupo de Sorocaba é formado por jovens de até 18 anos; entrada é gratuita

03 de Junho de 2025 às 22:37
Cruzeiro do Sul [email protected]
Primeiro concerto do ano terá obras de Chiquinha Gonzaga e Paulo César Pinheiro, entre outras
Primeiro concerto do ano terá obras de Chiquinha Gonzaga e Paulo César Pinheiro, entre outras (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A temporada de concertos dos grupos musicais do projeto “Guri” já começou. Entre orquestras e bandas sinfônicas, cameratas, corais, big bands, grupos de choro, percussão e música instrumental brasileira, ao todo são 29 grupos mantidos pelo programa de educação musical da Secretaria Estadual da Cultura.

Hoje (4), o Coral e Percussão do Guri Sorocaba faz o primeiro concerto no ano, de um total de seis até dezembro. O grupo de canto coral e instrumentos de percussão formado por alunas e alunos se apresenta às 16h, no Sesc Sorocaba. A entrada é gratuita.

Sob a regência do maestro convidado Luís Anselmi, o grupo interpreta obras de Teresa Cristina (Cantar), Lenine e Bráulio Tavares (Miragem do Porto), Douglas Germano (Tempo Velho), Johnny Alf (Eu e a Brisa) e uma canção de ninar da comunidade judaica (Durme, Durme). Completam o repertório obras de Chiquinha Gonzaga (Atraente), Juliana Schimidt (Um pouco disso) e de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro (Canto das 3 roças).

O Coral e Percussão de Sorocaba é um dos 29 Grupos Musicais do Guri no estado e no ano em que o programa completa 30 anos, serão 174 apresentações em cerca de 100 municípios paulistas até dezembro. Todos com entrada gratuita. As formações dos grupos são as mais diversas, seja de instrumento ou canto coral. A programação completa está disponível no site https://souguri.art.br/.

Grupos musicais

Os grupos musicais Guri são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reunindo alunos e alunas de diferentes cidades, que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados, visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Coral e percussão do Guri Sorocaba

O grupo sorocabano foi criado em 2012 e já participou de espetáculos cênico-musicais como Calungá (2012), com Naná Vasconcelos, no teatro Sérgio Cardoso e no auditório do Ibirapuera, ambos em São Paulo. Em 2015 realizou o musical West Side Story, no teatro do Sesc Sorocaba (SP). Em 2017, com Tião Carvalho e Gabriel Levy, dedicou-se a ritmos nordestinos, com apresentação no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim.

Trabalhou com os regentes Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013), Regina Kinjo (2014) e Felipe Senna (2019). Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais, destacando-se os vídeos que tiveram como convidados Zeca Rodrigues, em 2020; e a moçambicana Lenna Bahule, em 2021. Em 2022, foi regido por Rosângela Rhafaelle; e em 2023 pelos regentes Emerson Tineo e Fabiana Almeida. Regente em 2024, Luis Anselmi conduzirá o grupo novamente em 2025.

O Sesc Sorocaba está localizado na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Da Redação)