Buscar no Cruzeiro

Buscar

Capacitação

CultSP Pro abre vagas para cursos gratuitos para profissionais circenses

A iniciativa oferece formações técnicas e artísticas fundamentais para o universo do circo

03 de Junho de 2025 às 13:40
Da Redação [email protected]
A proposta tem o objetivo de apoiar circos de lona itinerantes com ações voltadas à infraestrutura, gestão, capacitação e consultoria
A proposta tem o objetivo de apoiar circos de lona itinerantes com ações voltadas à infraestrutura, gestão, capacitação e consultoria (Crédito: Divulgação)

O CultSP Pro - Escolas de Profissionais da Cultura abriu, nesta terça-feira (3), vagas para cursos gratuitos de qualificação para profissionais circenses. Ao todo, são 140 oportunidades distribuídas em sete capacitações, como maquiagem, figurino, iluminação e sonorização. As inscrições seguem até o dia 13 de junho, no site do CultSP Pro.

A proposta tem o objetivo de apoiar circos de lona itinerantes com ações voltadas à infraestrutura, gestão, capacitação e consultoria. Desta forma, os cursos abrangem formações técnicas e artísticas fundamentais para o universo circense. Por exemplo, "Maquiagem e Colorimetria" explora técnicas de maquiagem artística aplicadas à criação de personagens expressivos.

Já a formação em "Figurino", aborda a história das vestes circenses, criação a partir de croquis, estudo de tecidos e confecção de adereços, com atenção à estética e funcionalidade dos trajes no espetáculo. Na área técnica, o curso "Iluminação e Sonorização" oferece conteúdos sobre tipos de luz, acústica, equipamentos e montagem de sistemas para apresentações circenses, enquanto "Aperfeiçoamento Técnico e Artístico" propõe uma introdução à produção e gestão cultural.

Além desses, há três cursos voltados à segurança no ambiente de trabalho no circo. O NR-10 é destinado a profissionais que atuam com instalações elétricas, oferecendo capacitação para adoção de práticas seguras, conforme a norma regulamentadora. O NR-35 aborda segurança em altura, com conteúdos sobre planejamento, análise de risco e planos de emergência e resgate. Já o curso NR-33 trata da segurança em espaços confinados, com foco na identificação, avaliação e controle de riscos nesses ambientes.

Sobre a Inscrição

As capacitações são voltadas a artistas circenses, estudantes e demais interessados com 16 anos completos até o dia 23 de junho, residentes no Estado de São Paulo. As inscrições estão abertas até 13 de junho, no site do CultSP Pro, e cada pessoa poderá se inscrever em mais de um curso. O resultado da seleção será divulgado no mesmo site.

As aulas acontecem entre 23 de junho e 19 de agosto de 2025, sempre às segundas e terças-feiras, no espaço d’O Mundo do Circo SP, localizado no Parque da Juventude, zona norte da cidade de São Paulo.

O CultSP Pro - Escolas de Profissionais da Cultura é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. A iniciativa ainda conta com a parceria do O Mundo do Circo SP, equipamento gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa).

Galeria

Confira a galeria de fotos