Cultura
MIS exibe documentário sobre criança sobrevivente do Holocausto
Com direção de Gianni Torres, a produção acompanha a trajetória de Antonieta Felmanas

O Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe, nesta quinta-feira (5), o documentário “TAIBALE, história de uma criança resgatada”. Com direção de Gianni Torres, a produção acompanha a trajetória de Antonieta Felmanas, uma sobrevivente da perseguição nazista. A ação faz parte do programa mensal Doc.MIS, em parceria com o Memorial do Holocausto, e a entrada é gratuita.
Nascida em 1940 no Cazaquistão, após sua mãe ser deportada grávida pelos soviéticos durante a ocupação da atual Bielorrússia, Antonieta resistiu ao Holocausto com a ajuda de um barão cristão e de camponeses. No fim da guerra, ela foi resgatada por uma prima “partisana” e, juntas, atravessaram a Europa até a Itália, de onde partiu para o Brasil aos 6 anos.
Em São Paulo, a jovem desenvolveu um profundo compromisso com a solidariedade e causas sociais. Entre suas ações, está a fundação do Instituto Anchieta Grajaú, que acolheu milhares de pessoas em situação de rua.
Com o objetivo de ressaltar essa memória que resiste ao tempo, o documentário é narrado em primeira pessoa e utiliza fotos, gravações e imagens recriadas com inteligência artificial. Após a sessão, Antonieta Felmanas e a coordenadora de Educação e Cultura do Memorial do Holocausto, professora Sarita Mucinic Sarue, participam de um bate-papo com o público.
A ação é uma oportunidade de debater e compartilhar detalhes da produção, além de aprofundar diálogos de temas relevantes da sociedade. Os ingressos são gratuitos, distribuídos 1 hora antes da sessão, marcada para às 19h.
Galeria
Confira a galeria de fotos