Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espaço cultural

Teatro de Arena ‘pede’ reforma e eventos culturais

De janeiro do ano passado a maio de 2025, espaço foi utilizado apenas duas vezes

27 de Maio de 2025 às 22:12
Thaís Verderamis [email protected]
Equipamento cultural 
apresenta aspecto de 
abandono; projeto 
prevê harmonização
Equipamento cultural apresenta aspecto de abandono; projeto prevê harmonização (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

Muitas pessoas passam pelo Paço Municipal todos os dias, para apreciar a vista, ver o lago, os patos, passear com o cachorro, andar de bicicleta, patins, patinete. O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” fica próximo à Prefeitura, logo ao lado, e o Teatro de Arena, para quem olha de longe, não consegue visualizá-lo devido à sua arquitetura, com a arquibancada e o palco bem abaixo.

De acordo com informações da Prefeitura de Sorocaba, o espaço só foi utilizado duas vezes entre janeiro do ano passado e maio de 2025. O equipamento cultural apresenta também aspecto de abandono, a pintura em alguns pontos está descascada e o palco com o piso gasto, rachaduras e sujeira deixada pelos visitantes e curiosos. O local é interessante arquitetonicamente e poderia recepcionar diversas atividades artísticas.

Em 2024, o Teatro de Arena foi palco de apenas um evento, em abril, o “Manchester Rock Fest”, por iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). Neste ano, no último sábado (24), ocorreu a segunda utilização: o evento “Ruzzo & Friends”, uma programação ao ar livre que leva música a diversos lugares, de forma inusitada e gratuitamente.

Há quem aprecia o espaço e gostaria que fosse melhor cuidado e mais utilizado. A dançarina Mayara Moreira, de 26 anos, sempre vai até o local. “Eu venho aqui desde pequena com a minha família. Agora, eu trabalho aqui perto e sempre uso o palco. Eu acho tão maravilhoso aqui, esse espaço, mas não vejo ninguém usar. A maioria das pessoas com quem comento sobre o teatro não o conhecem”, conta.

A dançarina acrescenta ainda sobre a falta de cuidado: “Isso sempre me incomodou, é muito sujo, as pessoas não cuidam daqui, eles esquecem, não tem manutenção alguma”, enfatiza.

Segundo a Secretaria Municipal da Cultura (Secult), o local recebe as devidas manutenções periódicas, conforme a demanda de uso do local, informando ainda que o Teatro de Arena está disponível para a utilização cultural e o espaço é gratuito e não requer cobrança de taxas para a sua utilização.

Novo projeto e agendamento

Ainda de acordo com a Secult, existe um projeto arquitetônico, produzido por profissional voluntário, com vistas à revitalização da área. O objetivo e deixar o Teatro de Arena mais harmonioso e confortável para receber eventos culturais diversos, e para tanto a Administração Pública Municipal tem buscado parcerias para a execução das melhorias.

Para os interessados, o pedido para a utilização deve ser encaminhado por e-mail para o endereço [email protected] e a solicitação será avaliada pela Secult. Os agendamentos são realizados de forma que não haja atividades em ambos os teatros simultaneamente, para que um não interfira no funcionamento do outro. Os produtores que forem utilizar o espaço devem providenciar estrutura de som e iluminação, se necessário.

História

O Teatro de Arena foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1983, juntamente com o Teatro Municipal Teotônio Vilela. O local é uma sala de espetáculos com palco italiano, em uma área de construção de 4.500 metros quadrados.

A construção do Teatro Municipal ocorreu a partir de um projeto doado pelo arquiteto Luiz Artur Navarrete, em estilo Brutalista. O Teatro de Arena foi construído na área externa do TMTV e submerso a cinco metros abaixo. O espaço tem capacidade para receber 600 pessoas e conta ainda com áreas internas de apoio nas duas áreas cênicas, integradas por meio do camarim inferior multiuso.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos