Na estação
Cult nas Quartas tem animação hoje
"Memórias de um Caracol" é produção australiana que conta história de resiliência e esperança
Produção australiana de 2024, dirigida por Adam Elliot, e com indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar deste ano, “Memórias de um Caracol” é a atração de hoje (7) do projeto “Cult nas Quartas”, que a cada quinze dias oferece ao público sorocabano produções cinematográficas de destaque, com sessão sempre às quartas-feiras, às 19h, na estação Paula Souza, localizada na região central da cidade.
A animação conta a história de resiliência e esperança, baseada nas memórias de Grace Pudel. Na Austrália dos anos 1970, Grace (Sarah Snook) cresce em uma família marcada pela tragédia. Órfã de mãe e criada por seu pai paraplégico e alcoólatra, Percy (Dominique Pinon), ela enfrenta infortúnios e perdas.
Após a morte de Percy, Grace e seu irmão gêmeo, Gilbert (Kodi Smit-McPhee), são separados e enviados para lares adotivos diferentes. Enquanto Gilbert sofre em uma família evangélica cruel, Grace se retira para sua concha, encontrando conforto em sua coleção de caracóis e porquinhos-da-índia. Anos de solidão e tristeza se seguem, até que Grace encontra Pinky (Jacki Weaver), uma mulher idosa e excêntrica, que se torna sua amiga e confidente. Juntas, elas compartilham histórias, risos e lágrimas, e Grace começa a abrir sua concha, redescobrindo a esperança e a beleza da vida.
De acordo com Cleiner Micceno, curador do “Cult nas Quartas”, quem se emocionou com a obra-prima Mary & Max Uma Amizade Diferente(2009), estará diante de um filme do mesmo diretor, com a mesma abordagem de comunicação entre duas pessoas sensíveis, separadas geograficamente, mas unidas emocionalmente por uma amizade indescritível. “No caso de Memórias de Um Caracol (2024), esse laço é ainda mais forte e todo o drama acaba ganhando um peso maior do que o anterior, porque os protagonistas são irmãos gêmeos que precisam vencer, dentre outras grandes dificuldades da vida, uma distância geográfica que parece ainda maior do que realmente é”.
Abordagem estética
“Este não é o convencional filme fofinho que normalmente procuramos para ver quando precisamos aquecer o coração e ter contato com um universo cheio de beleza e sutileza. A beleza aqui é aplicada ao conceito artístico, mas seu significado é massacrante, inclusive na abordagem estética, com forte uso de tons terrosos, profusão de cenas em espaços fechados e construção de personagens que mais parecem ter saído de um terror dirigido por Federico Fellini”, destaca Micceno.
“Alguns toques cômicos se misturam às muitas idiossincrasias, vícios e abusos de pessoas, afetando a vida dos protagonistas e moldando personalidades, criando gatilhos e traumas. Os gêmeos possuem personalidades completamente diferentes, recebem uma base de animação pensada com precisão para cada um, e acabam tendo uma existência completamente diferente, tentando fazer da saudade e da solidão uma escada para a superação e o sonho do reencontro”, finaliza Cleiner.
A estação Paula Souza está localizada da rua Dr. Paula Souza, 420, Centro de Sorocaba. (Da Redação)