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História

Dia do Ferroviário celebra memórias da Estrada de Ferro Sorocabana

Data é uma referência à inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil

30 de Abril de 2025 às 10:32
Da Redação [email protected]
Sorocabana contribuiu para a construção e história do Brasil, bem como para o desenvolvimento do município
Sorocabana contribuiu para a construção e história do Brasil, bem como para o desenvolvimento do município (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (20/6/2024))

O dia 30 de abril é uma data simbólica para o desenvolvimento ferroviário brasileiro. Além de ser o aniversário de inauguração da primeira estrada de ferro do país, conhecida como Estrada de Ferro Mauá, também é comemorado o Dia do Ferroviário. Em Sorocaba, uma peça importante desta história com a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), a data também é lembrada.

O primeiro ferroviário da cidade foi o empresário austro-húngaro Luiz Matheus Maylasky. Em 10 de julho de 1875, chegou à estação de Sorocaba o primeiro trem vindo de São Paulo, inaugurando a Estrada de Ferro Sorocabana. Diferentemente das outras ferrovias, desenvolvidas pelo café, a Sorocabana surgiu da necessidade de exportar a grande quantidade de algodão herbáceo produzido na região.

Os primeiros passos da sua construção foram dados em 1870, com o apoio do imperador Dom Pedro II. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalharam, ao mesmo tempo, na construção da ferrovia, das pontes e das estações. Desta forma, a Estrada de Ferro Sorocabana faz parte da história da cidade e guarda uma memória coletiva, desde o movimento dos ferroviários em busca de melhores condições de trabalho, até a restauração dos bondes na década de 1950.

Além disso, a Sorocabana contribuiu para a construção e história do Brasil, bem como para o desenvolvimento do município.

Atividades

Em alusão à data, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, promoveu uma programação especial com visita guiada e passeio de trem.

Durante a visitação, a museóloga da Secretaria de Cultura (Secult), Daniella Moreira, apresenta o acervo histórico do museu, com itens de grande importância para a cidade e para a ferrovia.

Já o passeio foi feito na Locomotiva 58, um trem histórico tracionado por locomotiva a diesel. A partida aconteceu no Centro de Memória Ferroviária, na Estação Paula Souza, e seguiu até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência. O trajeto é um trecho da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), de aproximadamente 1,5 quilômetro.

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