Buscar no Cruzeiro

Buscar

Histórico

Exposição exibe prédios de SP

28 de Abril de 2025 às 21:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
Solar Marquesa de Santos é uma das atrações
Solar Marquesa de Santos é uma das atrações (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Uma exposição que busca compartilhar com o público os resultados de uma experiência didática e científica que podem se refletir em políticas públicas de preservação e gestão da cidade e de seu patrimônio, baseadas no compartilhamento do conhecimento histórico. Este é o objetivo da exposição “Laboratório São Paulo, Arquiteturas Reveladas”, parceria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP, que estará aberta de forma gratuita até o dia 31 de agosto, no Solar Marquesa de Santos, no bairro da Sé, no centro da capital.

A exposição é fruto do resultado da pesquisa realizada por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU sobre o estudo de edificações de interesse histórico, envolvendo técnicas e materiais avançados, como escaneamento digital e digitalização 3D.

Na exposição constam desenhos e estudos sobre as seguintes edificações históricas: Edifício Baraúna, na avenida São João, na esquina com o vale do Anhangabaú; Sucursal do Grande Hotel, no largo do Café; Igreja da Ordem dos Frades Menores de São Francisco e da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, no largo com o mesmo nome; casa nº 1 e o Solar da Marquesa de Santos, sedes da Casa da Imagem e do Museu da Cidade de São Paulo, na rua Roberto Simonsen.

A entrada é gratuita, com visitação funcionando de terça a domingo, das 9h às 17h. O Solar da Marquesa de Santos está localizado na rua rua Roberto Simonsen, 136 Sé. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)