Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cult SP

Cursos em cultura têm 65 vagas para Sorocaba e região

Interessados têm até o domingo para efetuar as inscrições via on-line

18 de Março de 2025 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
"Gestão Cultural" é o tema a ser abordado em Sorocaba entre 9 de abril e 14 de maio (Crédito: REPRODUÇÃO)

A Secretaria Estadual da Cultura, por meio do programa CultSP Pro Escolas de Profissionais da Cultura, acaba de lançar três novos cursos na região de Sorocaba. São 65 vagas disponíveis nas cidades de Alambari, Itapetininga e Sorocaba, além de 25 vagas para um curso online. Em todo o Estado, estão sendo ofertadas 1.166 vagas, em 50 cursos na capital e na Grande São Paulo, e nas regiões de Campinas, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, além de Sorocaba, e na modalidade EAD.

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas diretamente no link https://www.cultsppro.org.br/, até o domingo (23).

O curso “Gestão Cultural - Ampliando Percepções e Possibilidades” será realizado em Sorocaba e terá 25 vagas disponíveis. O curso propõe uma reflexão sobre os desafios, papéis e possibilidades da gestão cultural em um cenário de rápidas mudanças tecnológicas e instabilidades. Com carga horária de 18 horas, as aulas acontecem às quartas-feiras, das 18h às 21h, entre 9 de abril e 14 de maio. O curso será realizado no Chalé Francês, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 105, Centro.

Em Alambari será realizado o curso “Técnicas de Gravação - Técnico de Som em Estúdio”. Com 15 vagas disponíveis, ele foi desenvolvido para proporcionar uma experiência de aprendizado que combina teoria e prática de forma simultânea, com ênfase em situações reais de gravação no estúdio. Os alunos terão a oportunidade de acompanhar e participar de uma gravação real, e em tempo real, aplicando os conceitos discutidos em um ambiente profissional. Com carga horária total de 24 horas, o curso será realizado entre os dias 18 e 20 de abril, na Fazenda do Garga, localizada na rodovia Raposo Tavares, km 145, com aulas na sexta, sábado e domingo, das 9h às 19h.

Já o curso “Cidade Viva: Como Capturar e Preservar a História Local com o Celular” será realizado em Itapetininga e oferece 25 vagas. Com uma abordagem prática, o curso ensinará técnicas de captação de imagem e áudio, utilizando o celular como ferramenta principal, além de conceitos básicos de edição. A proposta é capacitar os participantes para registrar e preservar a memória dos espaços urbanos e suas transformações. As aulas acontecerão presencialmente na Casa da Cultura de Itapetininga, entre 5 e 10 de maio. Entre os dias 5 e 9 de maio, as aulas ocorrem das 19h às 22h. Já no dia 10 de maio, a aula acontecerá das 8h às 13h. (Agência SP)