Obra
Experiência imersiva é a atração do Sesc
No período de 18 a 22 deste mês, o Sesc Sorocaba vai oferecer ao público local, e das cidades da região, “Human - experiência imersiva”, obra pioneira em Realidade Estendida (XR), que ficará à disposição, gratuitamente, de todos os interessados.
Roteirizada e dirigida pela produtora cultural e multiartista Débora Bergamini, a experiência une arte, ciência e tecnologia, proporcionando ao público uma viagem pelo espaço. Trata-se de uma imersão profunda, inspirada na obra do renomado astrônomo Carl Sagan e do icônico Golden Record, das sondas Voyager.
Débora passou uma temporada de estudos e trabalhos no exterior e mora, atualmente, em Ilhabela (SP). Com experiência no grupo Rasgada Coletiva e atuação nas secretarias de Cultura de Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra, Débora também desenvolveu uma pesquisa de mestrado sobre movimentos sociais de cultura em Sorocaba.
“Para mim é muito emocionante voltar para Sorocaba, mostrar meu trabalho aqui no Sesc. Sem dúvidas a cidade é uma antes e outra depois da chegada do Sesc e poder reencontrar tantas pessoas queridas nessa estreia, é realmente especial para mim”, afirma Débora sobre apresentar, em Sorocaba, sua primeira obra audiovisual 100% autoral.
Ela conta que o livro “O Pálido Ponto Azul”, de Carl Sagan é uma das inspirações da obra. Human apresenta o Golden Record, um disco desenvolvido por Sagan para comunicar as possíveis formas de vida extraterrestre, a história da Terra e da humanidade.
“A experiência leva os participantes a uma viagem pelo espaço intergaláctico, culminando em um encontro com um ser misterioso, que transmite uma mensagem profunda sobre o papel da humanidade no cosmos e em nosso pequeno planeta azul”, explica.
Com a tecnologia de realidade virtual de Human, é possível uma interação personalizada, em que os participantes podem explorar diferentes elementos da história. Desde tocar o Disco Dourado, até descobrir mensagens ocultas sobre a Terra e a humanidade, cada interação é projetada para tornar a experiência única e significativa, incentivando uma conexão mais íntima com o conteúdo apresentado.
A obra ficará disponível para ser assistida, entre 9h e 18h,na entrada (foyer) do teatro e não é necessário retirar ingressos antecipadamente.
Débora conta que o projeto está, neste momento, sendo inscrito para os grandes festivais de arte e tecnologia ao redor do mundo e que essa mostra em Sorocaba é uma pré-estreia, que faz parte da contrapartida do financiamento do trabalho, realizado por meio da Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura. O projeto ainda está fresquinho, conta Débora, e os sorocabanos terão a oportunidade de ver em primeira mão. (Da Redação, com informações do Sesc Sorocaba)