Filmes
‘King Kong’ será exibido na 6ª feira no Cine-Vagão
"Metropolis" e "E o Vento Levou" são as atrações que vêm na sequência
Os filmes “King Kong”, “Metropolis” e “E o Vento Levou” vão fechar a programação do Cine-Vagão da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária - nos próximos dias. As datas das exibições foram alteradas por questões operacionais da circulação do trem.
“King Kong” (1933 - 1h40min) será exibido nesta sexta-feira (24), na vila Assis, na confluência das ruas Cervantes e Augusto de Assis. Trata-se da primeira versão de um dos grandes clássicos do cinema de aventura, dirigido pelo norte-americano Merian Caldwell Cooper, que ganhou três refilmagens em 1976, 2005 e 2017. O filme retrata a odisseia de uma equipe de cinema liderada por Carl Denham (Robert Armstrong) que viaja para a Ilha da Caveira em busca da lenda de Kong, um deus-gorila gigante.
Na terça-feira (28), o Cine-Vagão chega ao bairro Barcelona, na passagem de nível da rua Marquês de Itu, e exibe a ficção científica alemã ‘Metropolis‘ (1927 - 2h33min). O longa se passa no ano de 2026, quando o filho do capitalista Joh Fredersen (Alfred Abel), Freder (Gustav Fröhlich), se apaixona por Maria (Brigitte Helm), a líder dos operários, e Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor a serviço de Joh, conclui um robô à imagem do homem.
Por fim, na sexta-feira (31), na Estação Paula Souza, será exibido o romance/drama ‘E O Vento Levou‘ (1939 - 3h58min), que estava programado para o dia 10 de dezembro e precisou ser reagendado devido à chuva. Dirigido por Victor Fleming, o longa conta a história de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), uma jovem que consegue tudo o que quer e deseja o amor de Ashley Wilkes (Leslie Howard) - nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Quando a Guerra Civil americana explode, Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.
As sessões começam às 19h30. Os ingressos serão distribuídos no local, com 1 hora de antecedência, e a capacidade é de 60 lugares.
Com temporada de dez sessões, o projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e objetiva exibir à população de Sorocaba, especialmente de localidades próximas à antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), as grandes produções do cinema entre os anos 1930 e 1960. A escolha do período não se dá por acaso: os anos do auge do cinema no mundo também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil. (Da Redação, com informações da assessoria do evento)