Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro

Espetáculo ‘Vestígios de alguém que não pôde falar’ está em cartaz no Sesi Itapetininga

Obra conta com uma temporada de seis apresentações que prometem trazer para o palco questões acerca do combate ao racismo e da preservação da infância de crianças negras brasileiras

11 de Novembro de 2024 às 22:21
Cruzeiro do Sul [email protected]
Peça é um convite para a reflexão sobre o luto que a violência urbana leva para muitas famílias
Peça é um convite para a reflexão sobre o luto que a violência urbana leva para muitas famílias (Crédito: DIVULGAÇÃO MZ FOTOS)

Está em cartaz no Sesi Itapetininga o espetáculo “Vestígios de alguém que não pôde falar”. No total serão seis apresentações; sendo que três já foram realizadas. As próximas irão ocorrer na sexta-feira (15), às 20h, no sábado (16), também às 20h, e no domingo (17), às 18h.

A peça teatral faz parte de uma duologia que narra a história ficcional de uma menina negra morta a caminho da escola. Diante do acontecido, sua mãe enfrenta os desafios, medos e lutas para honrar a história de sua filha. A classificação indicativa é 14 anos.

A dramaturgia original é escrita por João Paulo Santos e Lucas Silveiras, atores, diretores de teatro e dramaturgos do Núcleo Traços Fortes. A história tem como inspiração os contos “Olhos D’água” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos” de Conceição Evaristo, além de trabalhar com fragmentos de fatos reais. O espetáculo “Vestígios de alguém que não pôde falar” nasce com o objetivo de evidenciar as pautas e lutas em prol da infância negra no Brasil. Trata-se de um movimento de encontro com esperança, de uma nação em que crianças negras sejam ouvidas e respeitadas.

“De que cor eram os olhos de minha filha?”, essa é a pergunta feita durante toda a apresentação pela personagem “mãe”, que está em busca por justiça pela morte de sua menina. Lembrar a cor dos olhos de alguém é eternizar na memória a história de quem amamos. O espetáculo é um convite para a reflexão sobre o luto que a violência urbana leva para muitas famílias, especialmente, as famílias negras. Como também uma homenagem a tantas mães que perderam seus filhos e seguem lutando com amor e força. (Da Redação)

 

SERVIÇO

Datas e horários:
Sexta-feira (15), às 20h
Sábado (16), às 20h
Domingo (17), às 18h
Local: Teatro do Sesi Itapetininga
Endereço: av. Padre Antônio Brunetti, 1360, Vila Rio Branco, Itapetininga
Entrada gratuita, mediante reservas do ingresso liberadas no Meu Sesi