Sustentabilidade
CineSolar fará exibição de curtas em Porto Feliz
Primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na quinta-feira (24), com recursos de acessibilidade, entrada gratuita e distribuição de pipoca
Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. Essa é a proposta do CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. A experiência poderá ser vivenciada em Porto Feliz, cidade que faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e foi escolhida por abrigar o Porto Ecológico da Paz (PEP) da Unipaz. O evento vai ocorrer na quinta-feira (24), a partir das 18h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Vilma Fernandes Antônio, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens, com recursos de acessibilidade. A entrada é livre, não precisa de ingresso e ainda terá distribuição de pipoca.
O projeto conta com um furgão, definido pelos organizadores como “uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz”. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
A curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada pelo Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes - responsável pelo Festival comKids, que comemora a 15ª edição, e do Festival de Filmes de Ciência (SFF Brasil), considerado o maior festival de cinema científico do mundo, com a participação de 22 países. Sua 6ª edição no Brasil, de outubro a dezembro, tem como tema “NET Zero e a Economia Circular”, ressaltando o papel fundamental desempenhado pelo conceito de emissões zero e economia circular no combate aos desafios impostos pelas crises climáticas. Por meio da parceria com o CineSolar, que é da Brazucah Produções, será exibido o curta brasileiro “Teo, o Menino Azul”.
O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Unipaz e do Grupo Escoteiro Alpha, e é realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal. (Da Redação)
SERVIÇO
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de
acessibilidade)
Data: Quinta-feira (24/10)
Horário: 18h - sessão de curtas-metragens
19h - sessão de curtas-metragens
Entrada: livre - não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: EMEF Profª Vilma Fernandes Antônio - Alameda das Sibipirunas, 265, Jardim Vista Alegre, Porto Feliz