Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura regional

‘Saudades de Lá’ leva para o palco as raízes brasileiras

Show gratuito será hoje, às 20h, no Auditório Municipal de Votorantim

29 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Gui Silveiras se apresenta com a Orquestra AfroLatinaTupiniquim
Gui Silveiras se apresenta com a Orquestra AfroLatinaTupiniquim (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os tambores que evocam a ancestralidade brasileira têm destaque no show “Saudades de Lá”, hoje (30), às 20h, no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. No espetáculo, o cantor Gui Silveiras é acompanhado pela Orquestra AfroLatinaTupiniquim e o repertório é recheado com músicas autorais inspiradas nas raízes afrolatinas. A entrada é gratuita.

“Vem dos tambores de além mar / Das contas do seu axé / Vem dos búzios, opelê, Ifá / Vem de seu batucajé / Das correntes dos navios de lá / Saudades de minha mãe Africa”. Esses são versos que abrem o espetáculo protagonizado por Gui Silveiras, que também é violonista, guitarrista, educador musical e multi-instrumentista.

Além das raízes latinas e africanas, o repertório invoca a diversidade cultural brasileira. “É uma verdadeira viagem musical que combina elementos da música de terreiro com influências contemporâneas, proporcionando uma experiência sonora única”, define o texto de apresentação do espetáculo.

“Aieiê Oya”, “Do Cheiro do Alecrim”, “Lembrança do Amanhã”, “Embaionado”, “Dona Maria do Pé do Morro”, “Muiraquitã”, são algumas das canções que fazem parte desse repertório desta noite. O evento foi viabilizado pelo ProAC. O Auditório Municipal de Votorantim fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro.

A parceria

Gui Silveiras é um violonista e compositor brasileiro conhecido por sua habilidade técnica e sensibilidade artística. Seu trabalho combina elementos da música brasileira com influências contemporâneas, criando uma abordagem única e emocionante para o violão instrumental.

No palco, ele estará acompanhado por Danielle Domingos (flauta e voz), Karen Almeida (voz), Luiz Anthony (violoncelo, gaita e guitarra), Nando Vicencio (baixo elétrico e guitarra), Tiago Mecatti (bateria e percussão), Mariana Valério e Barba Marques, ambos na percussão.

Quem quiser conhecer o resultado de sua parceria com a Oquestra AfroLatinaTupiniquim pode conferir no https://www.youtube.com/watch?v=kvsokAsVSNg.