Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em foco

Mostra de Arte das Mulheres de Sorocaba segue até amanhã

Com programação gratuita, evento tem shows, debates e oficinas

23 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O grupo Ana Praia sobe ao palco da mostra hoje, a partir das 19h
O grupo Ana Praia sobe ao palco da mostra hoje, a partir das 19h (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A produção artística de mulheres é o tema da sétima Mostra de Arte das Mulheres de Sorocaba que segue até amanhã (25), no Falso Bar. Com a programação gratuita, o evento conta com apresentações musicais, oficinas culturais, discotecagem e exposições.

A programação de hoje começa às 10h30 com Oficina de Som ao Vivo, ministrada por Bianca Milanda. Às 16h acontece a oficina de DJ, com Luana Salum. As atrações musicais começam a partir das 19h e serão Gabrelu, Ana Praia e The Biggs. No domingo, a Oficina de Cerâmica, com Luciana Brandão, será das 10h30 às 12h. Das 15h30 às 17h é a vez da Oficina de Rima, com Sabah e Thay (Slam 015). E para fechar a noite, o palco do evento recebe Je$$i, Natalie Mess e Paula Cavalciuk, os show começam às 18h.

Neste ano, a mostra debate a resistência por meio da arte com o tema: “Presença e narrativas de mulheres e transidentidades nas artes, resistindo ao patriarcado e às imposições do capitalismo”. De acordo com a responsável pela produção da mostra, a socióloga, guitarrista e produtora Flávia Biggs, o dia a dia de mulheres artistas já justifica a escolha do tema. Ela lembra que as artistas convidadas para o evento foram desafiadas a criar obras inéditas que dialoguem com essa temática.

A curadora e artista Flávia Aguilera conta da dificuldade da mulher e transidentidades de sobreviver com sua arte. De acordo com ela, chegar ao total de 20 expositoras não foi tarefa fácil, isso pois o total de mulheres em Sorocaba fazendo sua arte e divulgando ainda é bem menor do que o de homens. “Fizemos um mapeamento de mulheres que sabemos que estão na ativa ou tinham uma produção, mas foi difícil. A ideia é que essa mostra sirva de estímulo também para que outras e mais artistas produzam”, conta.

Ao todo 20 artistas visuais irão expor na mostra: Silvana Sarti, Fernanda Monteiro, Maltrapilha, Sarah Heloísa Arruda, Karymy Gonçalves, Vanessa Heidemann, Maria Radicce, Célia Harumi, Kauani Rashid, Percia Expen, Juliana Torres, Larissa Teles, Lígia Mazzer, Fabiana Santa, Dah Fiore, Margarida, Deka Costa, Gita, Cura e Glaw.

A mostra começou em 2012. A edição deste ano foi viabilizada por meio do edital Secult 09/23 - Projetos Culturais, também com recursos da Lei Paulo Gustavo do município de Sorocaba para fomento da produção artística local.Toda a programação é gratuita e acontece no Falso Bar, que fica na rua Francisco Scarpa, 321, Centro. (Da Redação)