Gratuito
Gabinete de Leitura fala sobre folclore
O Dia Nacional do Folclore é comemorado hoje (22) e, para marcar a data, o Gabinete de Leitura Sorocabano promove, às 14h, um bate papo sobre o tema. O pesquisador José Rubens Incao, é o coordenador do evento que é gratuito e aberto a todos os interessados.
Incao explica que, em Sorocaba, o folclore se manifesta em diferentes linguagem (termos caipiras, tropeiros, imigrantes, migrantes), danças, música, religiosidade popular, como o culto forte e bom à memória de João de Camargo, entre outras frentes. Para ele, a presença de diferentes etnias e culturas enriquece o folclore de Sorocaba que, apesar de tudo, passa desapercebido à grande maioria.
O bate papo de hoje vai apresentar as diferentes manifestações do folclore em Sorocaba, como as cavalhadas, batuques, congadas, fandango e catira, e, também, as manifestações presentes na atualidade como os diferentes modos de expressão e culinária. O evento ainda fará uma homenagem à Companhia de Santos Reis da Vila Formosa, mantida por José Copi e a esposa, Eva.
No texto de apresentação do evento são destacados nomes de pesquisadores das diferentes manifestações folclóricas através dos tempos. “Desde o cronista das feiras dos tropeiros, Francisco D’Abreu Medeiros, passando por Antônio Francisco Gaspar, Aluísio de Almeida, Caputti Sobrinho, Alcides Nicéias, Waldemar Iglesias Fernandes, Sergio Coelho de Oliveira, Mário Mattos, Alcir Guedes e, atualmente, o historiador e pesquisador Carlos Carvalho Cavalheiro, com importante produção em livros, artigos, vídeo e gravações”.
O Gabinete de Leitura fica na Praça Ceronel Fernando Prestes, 21. (Da Redação)