Sábado e Domingo
Monólogo conta a vida da humorista Dercy Gonçalves
"Nasci Pra Ser Dercy" terá duas sessões no final de semana, em Votorantim
Dercy Gonçalves, atriz e humorista brasileira é homenageada no monólogo “Nasci Pra Ser Dercy”, que estará em cartaz no Teatro Municipal de Votorantim neste final de semana. A peça é estrelada por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser. As sessões serão às 20h no sábado (24) e 18h no domingo (25), com ingressos a partir de R$ 65 à venda no www.sympla.com.br. A classificação etária é de 14 anos.
Dercy Gonçalves nasceu em 1907 e faleceu em 2008, aos 101 anos. A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.
O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy através de uma profunda pesquisa, a peça mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade.
Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.
“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi.
Prêmios
Grace Gianoukas foi vencedora dos prêmios I Love Prio de Humor, melhor performance, Shell e APCA de melhor atriz (2024), Já Kiko Rieser foi vencedor do Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original, por “Nasci pra ser Dercy”. O espetáculo ainda foi indicado ao Prêmio Cenim de melhor monólogo, e prêmio Miguel Arcanjo, melhor direção, peça e atriz. (Da Redação)