Dança
Bailarinos são premiados em Joinville
Sorocaba marca presença e conquista troféus no maior festival de dança do mundo
Três academias de dança de Sorocaba foram premiadas no tradicional Festival de Dança de Joinville (SC), em sua 41ª edição, que aconteceu em julho. O Festival é considerado o maior do mundo pelo Guiness Book. E os holofotes foram para os bailarinos de Sorocaba. Sheila’s Ballet, Cia. Gaia e Pec voltaram para Sorocaba com nove prêmios.
A 41ª edição apresentou 4.022 coreografias, recebeu 350 mil espectadores e engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.
Com mais de 15 anos de participação no evento, a Sheila’s Ballet já carrega na bagagem 36 premiações em primeiro lugar. Nesta edição participaram com 90 bailarinos e todos premiados, voltaram com cinco troféus.
Eles conquistaram o primeiro lugar com o grupo infantil no sapateado irlandês com a coreografia “Rhiannon”, assim como o segundo lugar do grupo sênior de sapateado irlandês com a coreografia “Poisadh”. A academia também trouxe para casa o segundo lugar no sapateado irlandês juvenil com “Uma Tarde em St. Stephen’s Green”; o segundo lugar no sapateado americano infantil, com “Jõdanda” e terceiro lugar no sapateado americano juvenil, com a coreografia “Som na Caixa”.
A novata Cia. Gaia foi para o festival e também marcou presença. Inaugurada há dois anos, a academia de Sorocaba foi aprovada pela primeira vez para a participação no evento e fez uma belíssima apresentação na categoria de danças urbanas sênior, levando um conjunto e a solista Beatriz Carnelos conquistou o primeiro lugar com a coreografia “Ânimus” de Rafaela Rulli, Eduarda Braga e Renan Rencik.
O Festival de Dança de Joinville se consolidou ao longo de mais de três décadas, tornando-se destino tradicional dos amantes da dança e Sorocaba faz história no maior festival de dança do mundo.
A Pec voltou com três prêmios: segundo lugar no solo feminino contemporâneo meia ponta com coreografia “A Menina do Realejo”; segundo lugar em danças folclóricas internacionais com o grupo de flamenco 40+, com a coreografia “El Garrotin”, de Luciane Fogaça. O grupo 40+ é exemplo positivo, subiram ao palco do festival pela primeira vez e voltaram com premiação.
Em primeiro lugar no duo de danças urbanas sênior com média dez com a coreografia “Visão de Ótica”.
O Festival de Emoções
O Festival de Dança de Joinville prestigia novos talentos ao mesmo tempo que apresenta ao grande público o melhor da dança, oferecendo mais do que a competição. Ao longo dos anos, o evento passou a oferecer outras mostras, cursos, palestras e encontros, atraindo não só dançarinos, mas também aqueles que vivem a emoção da dança.
Sorocaba e Votorantim marcaram presença na 41ª edição não somente em grandes competições, mas também para viver a dança, prestigiar grandes espetáculos e para o aprimoramento das modalidades. Estiveram presentes no evento as academias de Sorocaba, Ananvantu, Sintonia, Cia. Sorocabana de Dança, Regina Fonseca, Escola de Dança Sintonia Arte & Cultura, Encena Cia. de Dança, Bella Arte Studio de Dança, Isadora Duncan, Ipanema Clube e o Clube de Campo, que foi representado por bailarinos e profissionais em cursos e que também estiveram presentes em outras edições nas competições. As academias de Votorantim Clagma Estúdio e Karen Pécora também levaram o nome da cidade para o maior evento de dança do mundo.
A academia Regina Fonseca levou para o palco aberto um “Duo de Jazz” com a coreografia “Celebration” com as bailarinas Bárbara Martins e Livia Canaveze que voltaram encantadas com a experiência de viver a arte em Joinville.
A Escola de Dança Sintonia Arte & Cultura participou com cinco coreografias nos palcos abertos com participação de vinte e sete profissionais e este ano em especial com uma das coreografias composta por mulheres acima de 40 anos que realizaram o sonho da adolescência de participar deste grande Festival. Encena Cia. de Dança participou do festival de Dança de Joinville pela 6ª vez e o maior prêmio que trouxeram do festival é o reconhecimento e a participação no maior evento de dança.
A Cia. Sorocabana de dança esteve presente no evento nas competições, cursos e palco aberto e trouxe do evento uma enorme bagagem e agora se prepara para uma competição na Argentina.
Já a Clagma Estúdio de Votorantim, tri-campeã de sapateado americano no maior festival do mundo em Joinville, foi representada com o solista Lucas Bazanella, que este ano participou como embaixador da marca de dança Capezzio internacional, fazendo jam e workshops no evento.
O Ipanema Clube se fez presente, pela primeira vez, no Festival de Dança em Joinville com diversas apresentações de danças, sapateado irlandês, sapateado americano, jazz e danças urbanas, momentos no evento que as bailarinas vão guardar para o resto da vida.
Galeria
Confira a galeria de fotos