Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ferrovias

Intervenção teatral e visita guiada marcam o dia no MEFS

Com entrada gratuita, museu sorocabano participa da Jornada do Patrimônio

02 de Agosto de 2024 às 00:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Museu fica na região central da cidade e recebe atividade a partir das 14h de hoje
Museu fica na região central da cidade e recebe atividade a partir das 14h de hoje (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS)

A intervenção teatral “Cantando e Contando pelos Trilhos”, com o grupo Coruja em Cena, que acontece hoje (3), em Sorocaba, marca a participação da cidade na Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. A apresentação começa à 14h no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS). Após a apresentação haverá uma visita guiada ao museu. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. A programação é em alusão ao Dia do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto.

A Jornada do Patrimônio é uma realização do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e conta, na cidade, com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Com o tema “Ferrovias”, o evento levará uma programação artística para espaços históricos das cidades paulistas, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Na intervenção teatral “Cantando e Contando pelos Trilhos”, às 14h, os artistas do grupo Coruja em Cena trarão à vida a rica história dos trens e das ferrovias no Brasil, com uma abordagem divertida e lúdica. Com músicas envolventes, histórias fascinantes e desafios interativos, o espetáculo promete encantar e educar o público.

Em seguida, às 15h, a museóloga da Secretaria de Cultura de Sorocaba, Daniella Gomes Moreira, realizará uma visita guiada ao MEFS. Lá, os participantes vão conhecer a exposição permanente do museu, que conta a história da ferrovia, passando por personagens históricos, pela expansão da malha ferroviária e pela inauguração das estações.

Além de Sorocaba, a Jornada do Patrimônio chega à capital paulista e aos municípios de Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara D’oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi Das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita Do Passa Quatro, Santana De Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas Da Prata, Caieiras, Campinas, Campos do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba e Ribeirão Preto.

A programação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3218-6101 ou pelo e-mail: [email protected]. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)