Resgate histórico
Viola Caipira de São Gonçalo será tema de documentário
Grupo foi formado por nove músicos amadores de Votorantim
O documentário “O Encontro da Viola Caipira de São Gonçalo”, que está em produção em Votorantim, busca fazer um resgate histórico da trajetória dos nove músicos que compõem o grupo. A estreia do trabalho está prevista para outubro. A direção é de Jesse James dos Santos e a realização do projeto é do Ministério da Cultura e Prefeitura de Votorantim, através do Fundo Municipal de Cultura com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A paixão pela música caipira uniu nove músicos amadores que, juntos, propagam ainda mais essa cultura que integra o patrimônio cultural imaterial da região. O Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim é uma referência musical. Recentemente, os músicos se destacaram na região com seus projetos e apresentações.
Por meio do documentário o público terá a oportunidade de conhecer um pouco de cada integrante, pessoas simples e talentosas e generosas, que trazem consigo histórias de vida diferenciadas e compartilham seus dons musicais com o público.
O produtor do grupo e também diretor do documentário, Santos, explica que o objetivo do projeto vai além de registrar a história do grupo. “O documentário não se prende apenas à história do Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim; ele também conta a trajetória de vida de cada um dos componentes, enriquecendo e valorizando o enredo”, afirma.
O Grupo São Gonçalo é composto pelos músicos: Joaquim, Moacir, Cedrinho, Toninho, Donizeti, Benvindo, Jorge, Nazaré e Diamantino. A recente perda de Diamantino trouxe um momento de luto ao grupo, adicionando uma camada de profundidade e emoção ao documentário.
A equipe técnica é formada por Jesse James, Patricia Lima, Claudinei de Oliveira e Luise Bertolino.
“Estamos captando histórias ricas e inspiradoras dos músicos e nos emocionamos em cada gravação”, acrescenta o diretor. Ele ainda finaliza destacando que com o projeto, espera-se não apenas preservar a memória e a cultura caipira da região, mas também inspirar futuras gerações a valorizar e continuar essa rica tradição musical.
A classificação indicativa do documentário será livre para todos os públicos e terá recursos de acessibilidade comunicacional para surdos e pessoas com deficiência auditiva através de legendas.
A previsão para estreia é 26 de outubro de 2024, com exibição gratuita no Auditório Municipal Francisco Beranger, localizado no Centro, em Votorantim. (Da Redação)