27 Municípios
Cidades na RMS não registram homicídios dolosos há mais de sete meses
Em 2023, a região registrou 180 homicídios no total, representando uma redução de 6,2% em relação a 2022, segundo os dados do Governo do Estado
Esse é um panorama que contrasta com a realidade de muitas cidades brasileiras: 12 dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) vivem o ano de 2024 sem registrar nenhum homicídio doloso (quando há intenção de matar), conforme dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A conquista se estende tanto a cidades menores como Iperó, Tapiraí e Jumirim quanto a outras de porte médio, como Cerquilho, Piedade e Tietê.
Segurança em foco
Para entender melhor as estratégias que levam a esse resultado positivo, o Cruzeiro do Sul conversou com delegados e outras autoridades policiais de algumas cidades que aparecem na lista.
Em municípios menores, o cabo Alan, da cidade de Tapiraí, ressaltou a importância do conhecimento aprofundado da realidade local e da proximidade com os habitantes. “Como é uma cidade pequena, e com poucos habitantes os registros desses casos acabam se tornando raros. Devido a esses fatos, as ocorrências são menores e quase sempre, nulas”. Segundo o policial, “Tapiraí possui um programa de policiamento chamado ‘Policiamento Degen’, o qual aumenta policiais nas ruas da cidade”.
O delegado Manoel Dini, da cidade de Piedade, destacou que a cidade tem um alto nível de policiamento nas ruas e um forte vínculo com a comunidade. “O policiamento preventivo com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM), deve ser suficiente para cada cidade, mas infelizmente isso não ocorre”. Dini acredita que o policiamento tende a melhorar nas cidades do interior. “O governador Tarcísio de Freitas está contratando em massa, esperamos que aumente a segurança em cidades da nossa região”.
Tendência em queda
A análise dos dados da SSP revela que a taxa de homicídios dolosos na RMS apresenta queda nos últimos anos. Em 2023, a região registrou 180 homicídios no total, representando uma redução de 6,2% em relação a 2022. Essa tendência positiva se estende às cidades que não registraram homicídios dolosos até o momento.
Os dados confirmam que a redução de crimes violentos não é um fenômeno isolado de 2024. Em Cerquilho, por exemplo, houve uma redução de 25% nos homicídios dolosos nos últimos três anos. Piedade também registrou uma queda significativa, com uma redução de 20% no mesmo período. Jumirim, que já apresentava índices baixos, conseguiu manter a estabilidade e, em alguns casos, reduziu ainda mais os registros de violência. (João Frizo - programa de estágio - Com informações da Secretaria da Segurança Pública)
Galeria
Confira a galeria de fotos