Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contos

Chico Mendes é cenário para gravação de websérie infantil

Produção adapta histórias de escritores sorocabanos. Lançamento será em outubro

19 de Julho de 2024 às 22:21
Cruzeiro do Sul [email protected]
Adaptação das histórias é feita por Flávia Colpas por meio do projeto
Adaptação das histórias é feita por Flávia Colpas por meio do projeto "Contos Infantis Sorocabanos" (Crédito: FOTOS: JULI BASTOS / DIVULGAÇÃO)

Mediadora de leitura e bióloga Flávia Colpas é a idealizadora do projeto “Contos Infantis Sorocabanos”. O trabalho dará origem a uma websérie infantil que está sendo gravada no Parque Chico Mendes, que fica na zona leste de Sorocaba. A previsão é que o lançamento aconteça em outubro, durante o Dia das Crianças.

Serão três episódios com adaptações de obras literárias de escritores sorocabanos voltadas ao público infantil. Entre os temas abordados nas histórias estão meio ambiente, cultura e cidadania. A realização do projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, no edital da Secretaria de Cultura de Sorocaba.

“A Sociedade das Formigas” é uma das histórias que estarão na websérie. O livro foi publicado por Manoel Francisco Filho em 2019. Utilizando-se de figuras de linguagem, o autor fala de relações de trabalho e luta de classes de uma forma didática, para que as crianças assimilem que “quem nasce operária não necessariamente morrerá operária”.

Entre as histórias selecionadas para a websérie também estão “Atum, o Gato Grato, Cai no Mundo!”, de Thaís Laham Morello; e “Dom Quixote, o Cavaleiro da Reciclagem‘, de Angeles Paredes Toral.

A produção

A série é protagonizada por Flávia Colpas, que além de narrar as histórias também interpreta as personagens, a produção envolve mais de 30 profissionais, todos de Sorocaba. A direção do projeto é de Chores Rodrigues e produção executiva de Flávia Battistuzzo.

Flávia Colpas destaca que, além de entreter, a websérie busca educar e inspirar crianças e adultos a refletirem sobre suas ações e o impacto no mundo ao seu redor. “Toda a produção será totalmente acessível, com Libras e audiodescrição. O nosso objetivo é divulgar autores de Sorocaba, espaços verdes da cidade e fomentar o debate sobre esses temas transversais”, comenta.

A websérie terá lançamento em outubro no canal do YouTube “Canal Leitor do Mundo”.

Flávia Colpas, mediadora de leitura, bióloga, especialista em meio ambiente e em psicopedagogia, lidera o projeto. É fundadora da Leitor de Mundo Desenvolvimento Humano, projeto criado em 2022 em Sorocaba. (Da Redação)