Auditório Beranger
Oficina de dança e espetáculo gratuitos acontecem dia 20
Ações serão em Votorantim dentro do projeto Modos Existir
Idealizado pelo bailarino de dança contemporânea Lucas Moraes, o espetáculo “Modos Existir” será apresentado em Votorantim no próximo sábado (20), às 19h30. A entrada é gratuita. O projeto conta também com uma oficina de dança aberta a todos os interessados que acontece no mesmo dia pela manhã, das 10h às 12h. As duas ações serão no Auditório Municipal Francisco Beranger.
As duas ações têm classificação indicativa de 14 anos e contarão com recursos de acessibilidade, com espaço acessível e tradução de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A realização é do Ministério da Cultura e Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura.
O espetáculo, conforme o texto de apresentação, “desafia padrões, traz reflexões sobre a hegemonia de corpos na dança e coloca o corpo do artista no centro da discussão”. O trabalho teve a orientação da artista e pesquisadora Claudia Muller. A apresentação é dividida em três cenas: corpo, objeto e animal. No espetáculo, o próprio corpo do bailarino vira som. Uma roda de conversa sobre os processos de criação da coreografia acontecerá após a apresentação.
Os ingressos para o espetáculo e roda de conversa serão distribuídos no local com uma hora de antecedência.
A oficina
A oficina físico-sonora acontecerá também no dia 20, das 10h às 12h. A atividade será ministrada pelo bailarino Lucas Moraes e pelo músico sorocabano Henrique Ravelli. Ela trará como ferramenta investigativa os processos e tecnologias de criação do espetáculo. O público-alvo da oficina são pessoas que se interessem ou já tenham alguma vivência com artes do corpo.
A proposta da oficina será uma imersão na composição coreográfica, o objetivo é permitir que os participantes explorem o cenário e investiguem suas potencialidades a partir das vivências nas artes cênicas. Os participantes recebem ferramentas para a criação de sua própria linguagem artística, usando como metodologia o “Programa Performativo”, estudo criado pela artista e pesquisadora Eleonora Fabião.
As pessoas interessadas em participar da oficina devem mandar um e-mail para [email protected] e seguir as orientações enviadas para efetivar a inscrição.
O Auditório fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro. (Da Redação)