Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grande Otelo

Prêmio do Cinema Brasileiro muda de nome e revela finalistas

05 de Julho de 2024 às 23:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
"Mussum, O Filmis" é um dos destaques e concorre em 12 categorias (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Academia Brasileira de Cinema revelou ontem (5), a lista de finalistas do Prêmio Grande Otelo deste ano. Lideram com o maior número de indicações a cinebiografia “Mussum, O Filmis” e o suspense baseado em fatos reais “O Sequestro do Voo 375”, ambos concorrendo em 12 categorias. A lista completa dos concorrentes está em https://academiabrasileiradecinema.com.br/

Para a 23ª edição, a Academia Brasileira de Cinema rebatizou a premiação, até então conhecida como Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, para ampliar as homenagens ao ator e comediante mineiro, que emprestava o nome para uma das principais categorias do evento, o antigo Troféu Grande Otelo.

A Academia ainda criou duas novas categorias: Melhor Ator e Melhor Atriz de Série de Ficção, e agora passa a reconhecer o audiovisual brasileiro através de 30 prêmios.

A 23ª edição, que desta vez celebra o Cinema Novo, teve recorde de obras inscritas, de acordo com a presidente da Academia, a produtora Renata Almeida Magalhães. Foram inscritos, no total, 94 longas de ficção, 67 documentários em longa-metragem, 32 séries de ficção e 33 séries documentais - isso sem mencionar as produções infantis e os curtas-metragens.

Os vencedores serão escolhidos pelos profissionais associados à Academia, com exceção da categoria Melhor Longa-metragem de Comédia, que concorre exclusivamente ao Voto Popular.

A cerimônia do Prêmio Grande Otelo está marcada para 28 de agosto, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. O evento terá transmissão ao vivo para todo o País no Canal Brasil e no canal do YouTube da Academia. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)