Memória
Exposição permanente contará história de antiga tecelagem
A proposta da exposição permanente “Corredor Cronológico Fábrica São Pedro” é apresentar a história e os ricos detalhes de uma imponente construção, que chegou a ter centenas de operários e hoje abriga o Centro Cultural Fábrica São Pedro, em Itu. O espaço foi inaugurado ontem (29) e conta com visitação gratuita.
No final de 1912, a Cia Fiação e Tecelagem São Pedro empregava cerca de 200 operários. Ao longo de sua primeira década, esse número cresceu para aproximadamente 600, e se somarmos os trabalhadores da fiação Maria Cândida, erguida em 1924 pelos mesmos proprietários para atender à crescente demanda, o total chegou a mil.
Com uma arquitetura de estilo industrial contendo telhados da época, pilares sequenciados de madeira, janelas e portas em formatos de arco, chão de lajota, paredes de tijolinhos de barro, entre outras características construtivas do início do século 20, atualmente o complexo centenário de 25 mil metros quadrados abriga o Centro Cultural Fábrica São Pedro, com seu principal residente sendo o Fama Museu, que oferece grandes exposições e atividades de mediação cultural.
O “Corredor Cronológico” passou a ser mais um atrativo, com visitação gratuita e detalhes de como o espaço funcionava no passado, mostrando o material em forma bruta sendo lapidado até alcançar o produto final, seguido de imagens históricas que, para além de parágrafos, também trabalham as questões visuais. O visitante passa a entender a história e desenvolve a habilidade de reviver o passado e ao adentrar nas salas de exposições se depara com um choque de atualidade se misturando com passado. O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural ProAC Editais 35/2023 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. O Centro Cultural Fábrica São Pedro está localizado na rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, em Itu. (Da Redação)