Buscar no Cruzeiro

Buscar

Literatura

Projeto Encontros Culturais discute vida e obra de José Cândido de Carvalho

25 de Junho de 2024 às 22:29
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atividade acontece amanhã no Gabinete de Leitura
Atividade acontece amanhã no Gabinete de Leitura (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO 09/08/2022)

O Gabinete de Leitura Sorocabano promove mais uma edição do projeto Encontros Culturais, apresentando um pouco da vida e da obra do escritor brasileiro José Cândido de Carvalho (1914-1989), que se destacou com o livro “O Coronel e o Lobisomem”. A obra elogiada pela crítica foi publicada em 1964, com destaque para uma linguagem própria, ágil e pitoresca, que narra as aventuras e desventuras de um coronel às voltas com um lobisomem.

O escritor José Cândido nasceu em Campos dos Goitacazes (RJ). Filho de portugueses, foi ainda jovem para o Rio de Janeiro, formando-se advogado e trabalhando nos jornais e revistas de seu tempo. Em 1936 publicou o também excelente romance Olha para o Céu, Frederico!, sem grande sucesso na época. Mas foi através de sua coluna O Impossível Acontece, publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, que José Cândido cria e desenvolve um estilo próprio de escrita criativa e ágil onde apresenta muitos causos sucedidos e acontecidos no Brasil, em rápidas e hilariantes crônicas, que desenvolvem e criam forças até chegar ao romance O Coronel e o Lobisomem.

O autor foi membro da Academia Brasileira de Letras e deixou as obras: Olha Para o Céu Frederico (1939), O Coronel e o Lobisomem (1964), Porque Lulu Bergantim Não Atravessou o Rubicon (1971), Um Ninho de Mafagafes Cheio de Mafagafinhos (1972), Ninguém Mata o Arco-Íris (1972), Manequinho e o Ano de Procissão (1974) e Os Mágicos Municipais (1984).

Projeto

Com o objetivo de difundir conhecimento e cultura, o Gabinete realiza os Encontros Culturais, coordenado pelo pesquisador sorocabano José Rubens Incao. Os temas escolhidos são ligados à música, artes, literatura, mitologia, folclore e história. As atividades são gratuitas, abertas a todos os interessados e acontecem todas as quintas, das 14h às 16h, no Gabinete de Leitura Sorocabano, que fica na praça Cel. Fernando Prestes, 21, Centro. (Da Redação)