Compositor
João Pacífico será tema do ‘Encontros Culturais’ de amanhã
A vida e a obra do compositor paulista João Pacífico (1909 -1998) é tema do Encontros Culturais no Gabinete que acontece amanhã (20), das 14h às 16h. Com participação gratuita e coordenado pelo pesquisador José Rubens Incao, o evento é promovido pelo Gabinete de Leitura Sorocabano, que fica na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba.
João Pacífico está entre os grandes compositores e intérpretes da música caipira. Ele esteve em Sorocaba na década de 1990, se apresentando no Teatro Municipal.
Nascido em Cordeirópolis, João Pacífico viveu a infância na zona rural. Aos doze anos começa a trabalhar em pequenos empregos. Muda-se com os pais para Campinas, também exercendo pequenos empregos, desde estafeta a auxiliar do bispo da cidade. Foi em Campinas que se apresentou pela primeira vez na Rádio Educadora, declamando e cantando, sendo logo contratado.
Posteriormente, trabalhando na ferrovia, apresentou alguns de seus poemas ao poeta Guilherme de Almeida, que o convidou para se apresentar na Rádio Cruzeiro do Sul, na Capital Paulista.
Em São Paulo conheceu o compositor e cantor Raul Torres e, após muita insistência, conseguiu gravar a embolada Seu João Nogueira, de sua autoria, em 1934, fazendo relativo sucesso.
Mesmo gravando suas músicas e trabalhando na rádio, para sobreviver em São Paulo, João Pacífico foi empregado de fábrica, estafeta de banco e, com o tempo, motorista da diretoria do Banco Ítalo-Belga, onde se aposentou.
O Gabinete de Leitura fica na praça Cel. Fernando Prestes, 21 - Centro. (Da Redação)